Morador de Itupeva distribui livros pela cidade para incentivar a prática da leitura

Morador de Itupeva distribui livros pela cidade para incentivar a prática da leitura

Nesta segunda-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor. Data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela leitura, que se perdem entre as linhas e as páginas, viajando em novos aprendizados e universos, não poderíamos deixar o dia passar em branco: e é por isso que fomos conversar com o aposentado José Strabeli, idealizador do projeto 'Leve Este Livro Itupeva'.

A iniciativa é bem simples: basta ter um livro em casa e a vontade de compartilhar a leitura com outras pessoas. José coloca marcadores, indicando que o livro pode ser levado e explicando o projeto, e os deixa nos mais variados locais da cidade. Em pouco mais de um ano de projeto, já foram 310 livros deixados ao redor da cidade.

"Histórias, pensamentos e ideias são como pássaros. Nasceram para voar. Por isso, este livro chegou até você. Leve, leia e depois deixe aqui novamente ou em outro lugar público, pra que outra pessoa também desfrute dele como você", diz trecho do marcador que é colocado dentro dos livros.

José conta que a ideia do projeto em Itupeva surgiu após ter visto iniciativas parecidas em outras cidades do Brasil. "Eu não tinha disponbilidade de fazer isso na época. Até que aposentei e tirei a ideia da gaveta. Eu tinha uns 200 livro que não tinha mais pretensão de ler. Aí fui atrás de um modelo de marcador, fiz um texto, minha filha me ajudou no design, criei uma página do projeto no Facebook e comecei. Todos os livros que eu deixo na rua, eu publico na página", disse.

E ele deixa os livros por vários lugares em que passa: no ponto de ônibus, no Parque da Cidade, na rodoviária... enfim, o que vale é deixar os livros em locais públicos e de fácil acesso para a população. José, que também recebeu alguns livros de amigos para distribuir, conta que as pessoas que pegaram o livro já chegaram a deixá-lo no mesmo lugar depois, para que outros pudessem ler.

Para ele, o intuito é disseminar cultura e entretenimento, tudo por meio de um ato simples, que qualquer um pode fazer parte. "Não precisa de uma associação para isso, é apenas a vontade própria. Eu tenho uma satisfação muito grande de fazer parte disso. Sempre que deixo um livro, fico pensando em que vai pegar. Essas iniciativas criam um senso de cidadania, de ser mais humano. Não precisamos esperar só o poder público, nós também podemoz fazer a nossa parte", finalizou.

O marcador de texto pode ser baixado neste link

Recomendados para você