Mais de 80 pacientes são atendidos mensalmente pelo programa 'Melhor em Casa' em Itupeva

Mais de 80 pacientes são atendidos mensalmente pelo programa 'Melhor em Casa' em Itupeva

Com a proposta de oferecer um atendimento humanizado na área de saúde, a Prefeitura de Itupeva faz parte do "Melhor em Casa" do Ministério da Saúde.

A cidade é uma das únicas da região a aderir o programa, que oferece atendimento residencial para cerca de 80 pacientes de Itupeva impossibilitados de ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

"É necessário pensar em todos os pacientes. Muitas pessoas vão até as unidades nos bairros diariamente, mas é preciso ver também a realidade daquelas que estão acamadas. Por isso, esse trabalho é muito importante para tantos itupevenses", disse o prefeito Marcão Marchi.

De acordo com Silvana Alves Parreira, enfermeira do programa, a maioria dos atendimentos é realizada mensalmente, porém, ainda existem os pacientes que precisam de visitas a cada 15 dias, semanalmente e até diariamente. O programa conta, ainda, com o trabalho em conjunto das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que fazem a primeira visita ao paciente. Se o tratamento for leve, estes profissionais acompanham a pessoa. Já os casos mais graves são encaminhados ao "Melhor em Casa".

"Lembro da dificuldade desses pacientes quando não tinha esse serviço. Muitas pessoas procuravam a gente nas Unidades de Saúde e não tínhamos o que fazer, mas hoje a gente percebe que nosso trabalho ajuda muito", disse Silvana.

A equipe é formada por uma médica, enfermeira, fisioterapeuta, duas técnicas de enfermagem e um motorista. "Foram muitos os casos que marcaram a nossa vida. É um trabalho muito gratificante; eu amo o que eu faço. Se perguntar, ninguém quer sair, todo mundo gosta muito do que faz. Com o nosso trabalho é mais fácil ver tudo: a pessoa, a família, o ambiente onde mora. Nós acolhemos muito essas pessoas", concluiu.

As pessoas que precisarem desse tipo de atendimento podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, ou ir ao Ambulatório de Especialidades, na rua Jundiaí, 121, Centro.

Recomendados para você