Faculdade de Medicina de Jundiaí faz 50 anos entre as melhores do Brasil

Faculdade de Medicina de Jundiaí faz 50 anos entre as melhores do Brasil

Era 12 de março de 1968 quando tudo começou e de lá para cá muitas histórias, muitos paixões, muita luta, muito amor cercou essa instituição. Cada turma que se formava, cada ano que se passava um novo acontecimento entrava para a história.

A vida das pessoas da cidade de alguma forma encontra-se com a Faculdade de Medicina de Jundiaí, pois em algum momento você precisou de um Enfermeiro(a) ou Médico(a) que podem ter passado por aqui e deixado sua marca nesta casa.

Este lugar é mais que instituição de ensino, é uma família que acolhe, que recebe, que cuida e que ama. Ama cada paciente, ama cada gesto, ama cada espaço deste lugar.

No dia 12 de março de 2018, próxima segunda-feira, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) completará 50 anos de história e celebrará a data na presença de autoridades, professores, alunos e funcionários com uma solenidade festiva especial. A diretoria que hoje é composta pelos professores: Dr. Edmir Américo Lourenço, diretor e Dra. Celia Campanaro, vice-diretora esta realizada de fazer parte dos 50 anos da FMJ.

Neste dia também haverá uma missa solene com o Bispo Dom Vicente Costa, às 8h30 na Faculdade de Medicina de Jundiaí, em seguida mensagem da diretoria e apresentação de vídeo institucional. Na sequência inauguração da Galeria de fotos dos Diretores e Vice Diretores da instituição e exposição de fotos do ex secretario administrativo da FMJ, Oswaldo Willy Fehr.

As 10h30, a aula inaugural será ministrada pelo Dr. Sigisfredo Luís Brenelli, presidente da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) sobre a Formação Médica no Brasil de hoje.

A instituição hoje é referência na graduação médica no país. Para que isso acontecesse, foi fundamental a parceria com a Prefeitura de Jundiaí, que permitiu que os professores e alunos trabalhassem mais próximos à população, atuando de forma determinante e decisiva nos Ambulatórios e Hospitais da cidade.

É importante ressaltar que a FMJ tem um papel essencial na nossa cidade e acumulou ao longo destes 50 anos, uma história de muitos desafios e muitas conquistas. “A Faculdade é motivo de orgulho para nossa cidade e para todos os que trabalham direta ou indiretamente na formação desses jovens, oferecendo uma infraestrutura completa que permite um aprendizado excelente e que hoje é reconhecido em todo o nosso país”, comenta o Lourenço.

Neste ano, a instituição foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo, como uma das escolas médicas melhor avaliadas, por meio da prova anual que é realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. “A aprovação foi o resultado de um trabalho conjunto feito por professores, funcionários e alunos, que não mediram esforços para alcançar esse resultado, aliado à realização de Acordos de Cooperação e parcerias com Entidades diversas, como a Secretaria Municipal de Saúde. Vamos continuar trabalhando com excelência”, acrescenta Célia.

No ano passado também a FMJ recebeu o certificado de Escola Médica Acreditada’, por meio do SAEME, sistema federal de avaliação. Além disso, a escola foi aprovada em todas as edições do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o ENADE.

Lourenço ainda reintegra o compromisso da instituição: “A missão da escola vem sendo integralmente cumprida oferecendo graduação, cursos de extensão, pós-graduação que engloba mestrado e doutorado, além da assistência a comunidade”.

Programação do Jubileu de Ouro

Cientifico:

SOLENIDADE FESTIVA – 12 de março de 2018 – 8h30- Solenidade de abertura do Jubileu de Ouro com a cerimônia que inclui missa em ação de graças presidida pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, seguido de Vídeo Institucional e mensagem da diretoria, aula inaugural ministrada pelo Dr. Sigisfredo Luís Brenelli, presidente da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) sobre a Formação Médica no Brasil de hoje. Na sequência inauguração da Galeria de fotos dos Diretores e Vice-Diretores da instituição e exposição de fotografia, do ex secretario administrativo da FMJ, Oswaldo Willy Fehr

FÓRUM DE ENSINO MÉDICO – 14 de Abril- irá discutir a educação médica na FMJ e no Brasil

CONGRESSO MÉDICO ACADÊMICO -12 a 14 de setembro de 2018 - Congresso Médico Acadêmico (CMA) que reunirá aproximadamente 500 congressistas sendo estudantes e médicos.

Festivo:

JANTAR NO ESPAÇO MONTE CASTELO - 05 de Maio de 2018 – Jantar No espaço Monte Castelo para aproximadamente 500 pessoas.

BAILE COMEMORATIVO NO ESPAÇO M – 15 de setembro de 2018- com objetivo de reunir aproximadamente 1000 pessoas entre alunos, ex alunos, funcionários, ex funcionários, professores e ex professores.

Cultural / Artísitico:

EXPOSIÇÃO DE FOTOS E OBRAS DE ARTE – espaço Chico Poço – 3 andar – novembro – Artista Convidado: Inos Corradin

CONCERTO dedicado a FMJ – ainda sem data definida

Recomendados para você