Há quase 40 dias em seca, ainda não há previsão de chuva em Jundiaí

Há quase 40 dias em seca, ainda não há previsão de chuva em Jundiaí

Há quase 40 dias sem chuva, Jundiaí e região tem sofrido com as consequências do tempo seco e da baixa umidade do ar. Mas a pergunta que não quer calar é: “Quando vai chover na região?”.

Essa é uma pergunta que, ultimamente, não se tem como responder. Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, o Coronel Gimenez, da Defesa Civil, afirmou que as últimas previsões de chuva falharam. “Previsão realmente é algo muito complexo. A última dizia que entre terça (24) e quarta-feira (25), iria chover. Porém, não choveu. Foi a última previsão que apresentava possibilidade de chuva na região”.

Segundo o Coronel, o radar usado para acompanhar o clima na cidade mostrava que uma frente fria também chegaria ainda nesta semana. Mas ela não teve força suficiente para romper completamente a massa de ar quente, chegando de forma parcial.

“Por enquanto, não tem nuvens significativas de chuva sobre a cidade. Na verdade, nesta semana, nem nuvens tem pela região. Campinas apresenta poucas nuvens, o que não indica possibilidade de chuva também”, informa Gimenez.

De acordo com as informações apresentadas pelo radar usado pela Defesa Civil, para a próxima semana a baixa umidade do ar e o clima seco continuam. O Coronel Gimenez informou também que, de acordo com informações passadas pela Defesa Civil de Emergências de São Paulo, não tem previsão de chuva para os próximos dias.

O maior malefício de períodos como esse é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas. É daí que vem os olhos e narinas ressecados, cansaço, dores de cabeça e também, surge doenças como rinite e outras alergias.

Existem algumas formas de minimizar os sintomas, como beber 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto e pingar colírios nos olhos. Essas medidas podem ajudar a combater doenças causadas pelo ar seco que, por enquanto, irá continuar sob a região.

Recomendados para você