Jundiaí recebe etapa regional do Torneio Brasileiro de Robótica

Jundiaí recebe etapa regional do Torneio Brasileiro de Robótica

No mês de setembro, a cidade de Jundiaí (SP) sedia a Etapa Regional São Paulo do Torneio Brasil de Robótica (TRB). Com o tema “Ação pelo Trânsito Seguro”, o torneio será realizado nas dependências do Colégio Divino Salvador, no dia 16, e deve reunir aproximadamente 750 pessoas inscritas previamente. O evento acontece das 8h às 18h.

A professora Luiza Baggio, técnica das equipes de robótica do Colégio Divino Salvador, foi uma grande incentivadora para trazer o campeonato para a cidade. “Jundiaí está despontando muito no quesito da robótica e receber um campeonato deste porte é muito enriquecedor para nossa região, refletindo o trabalho da nossa escola e de muitas outras, públicas e privadas”, acredita.

Na competição, os alunos precisam criar um robô para realizar as missões, além de esquematizar as melhores estratégias de realizá-las através das programações. É preciso ainda desenvolver uma pesquisa escrita de acordo com as normas da ABNT. Para completar, antes do torneio as equipes devem divulgar as atividades nas mídias sociais, realizar ações sociais e dinâmicas de trabalho e de empreendedorismo.

“Cada equipe administra seu caixa e trabalha para conseguir verba para realizar todo o projeto com vendas de rifas, bottons, bazar e outras iniciativas”.

Para Luiza, a robótica é uma forma eficaz de se inserir a linguagem de programação aos alunos, pois fornece habilidades úteis para o futuro profissional, permite com que os alunos desenvolvam resiliência e ajuda a desmistificar o uso de tecnologias mais complexas.

“Nos mostra que o incentivo é uma das formas mais eficazes de estimular os estudantes e obter bons resultados no ensino”.

O torneio

O torneio tem como objetivo preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos em torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica. São ao todo sete modalidades, direcionadas para diferentes faixas etárias (a partir dos 3 anos), com as categoria Baby, Kids, Middle, High, Master Technis e Universitary.

O Divino Jundiaí vai competir com quatro equipes, Ecotech.com, X-Bots, The Five e Wigiworks. Os alunos têm idades que variam de 7 a 15 anos e os projetos estão formatados pensando no bem-estar, segurança e cuidados no trânsito.

O evento será realizado no dia 16, das 8h às 18h. As equipes participantes foram inscritas previamente junto ao torneio, mas os interessados em conhecer mais sobre a robótica podem acompanhar a competição e conhecer os projetos. O Colégio Divino Salvador fica na Rua General Carneiro, 105 - Vila Arens.

Recomendados para você