Naninhas do Bem ajudam crianças e também idosos em recuperação

Naninhas do Bem ajudam crianças e também idosos em recuperação

“Cada ponto da costura da naninha, é um pontinho de amor”, conta Elouise Veroneze, que mesmo sem saber costurar, aceitou o desafio de fazer as Naninhas do Bem, com a ajuda da mãe e do esposo. O objetivo? Ajudar o próximo, principalmente, crianças e idosos em situações de vulnerabilidade.

O projeto Naninhas do Bem nasceu após Elouise perdeu o pai, vítima de câncer. Após esse acontecimento, ela teve depressão e durante o tratamento, entrou para um grupo de terapia e lá, fez uma amizade que foi importante para o projeto nascesse. Mesmo sem experiência com a costura, ela decidiu encarar o desafio e atender a voz que, há tempos, já falava com ela sobre a realização de um trabalho voluntário. A mãe, costureira profissional, aceitou ajudar e juntas, elas montaram uma linha de produção: Elouise e o esposo faziam os moldes, cortavam e colocavam o enchimento, enquanto a mãe costurava.

naninhas do bem ajudam criancas e tambem idosos em recuperacao2Elouise, o esposo, Milena (coordenadora do Grendacc) e um paciente do Hospital da Criança

Com as naninhas prontas, ela procurou o Grendacc e decidiu fazer a doação para as crianças que faziam tratamento no hospital. O amor pelo projeto só aumentou e Elouise passou a entregar as naninhas no Hospital Universitário (HU). “Entregamos as naninhas todos os meses no HU, na ala de pediatria, UTI pediátrica e na neonatal. Eu acabei voltando também para os idosos. Entregamos em entidades, em sítios e lar de idosos”, conta Elouise.

Companheiras dos pacientes

A extensão dos projetos para os idosos, fez com que as naninhas chegassem até a família de Regina Maria Cegantini, que passava por um processo delicado: a mãe de Regina foi diagnosticada com Alzheimer.

Após perceber algumas mudanças de comportamento, como perda leve de memória, os dias da semana, valor das cédulas de dinheiro, o lugar onde guardava as coisas, a família resolveu procurar um médico. Depois de realizar exames e testes cognitivos, o diagnóstico foi confirmado. Regina conta que no começo foi um choque e a dificuldade para pegar o ritmo da situação foi complicado, porque o que dava certo em um dia, não funcionava no outro. Para ajudar no tratamento e oferecer segurança para a mãe, Regina procurou por Elouise para conhecer o projeto Naninhas do Bem.

naninhas do bem ajudam criancas e tambem idosos em recuperacao1Louise, Ginette e Tatiane responsáveis pelo voluntariado do HU

“Vi uma matéria no jornal sobre as naninhas do bem. Falei com a Eloise sobre doação de tecidos. Marcamos um dia e como havia falado de minha mãe, ela amorosamente trouxe uma para ela. Fiz questão que ela mesmo entregasse, minha mãe ficou muito confusa e só depois reagiu à naninha. Dormia com ela, mas tinha medo de deitar em cima, deixava a naninha do ladinho”, relata Regina.

Além de oferecer segurança, Regina conta que a naninha se tornou uma boa companhia para a mãe. “Tudo que envolve carinho colabora muito para os idosos se sentirem bem. Eles precisam de atenção e que ouçamos suas histórias mesmo que repetitivamente. A naninha passou a ser sua companheira noturna, com ela tudo podia pois ela não discordava de nada”.

Minha naninha, minha melhor amiga

Em 2017, a família de Dinamara passou por dias difíceis após a descoberta de um tumor maligno na filha Agatha, de apenas seis anos. A descoberta da doença aconteceu de forma inesperada. Agatha brincava no parquinho, quando caiu sentada. Após o tombo, ela passou a sentir fortes dores na barriga e foi levada ao hospital. Depois de diversos exames, foi constatado que havia um tumor de 12cm. Pelo tamanho, ele não poderia ser retirado, então Agatha foi encaminhada para as sessões de quimioterapia, que foram realizadas no Grendacc e no HU.

naninhas do bem ajudam criancas e tambem idosos em recuperacao4A pequena Agatha com suas 'amigas' que ganhou durante o tratamento

Todo o processo começou em janeiro e, somente em outubro, foi realizada a cirurgia de retirada do tumor. Em novembro, a última sessão de quimioterapia. “Nos últimos dias, ela recebia quatro vidros de quimioterapia por dia. Foram dias horríveis e de muito sofrimento. Ela não comia nada, vomitava muito, tirando as feridas na boca e a febre alta”, conta Dinamara.

naninhas do bem ajudam criancas e tambem idosos em recuperacao3Foto enviada na data desta matéria. Agatha curada e feliz com os cabelos que já estão 'grandinhos'

Porém, nesse período de grande dificuldade, Agatha fez amizades no hospital e, entre elas, ‘amigas’ que estavam com ela o tempo todo: as Naninhas do Bem. “Ela ganhou quatro (naninhas). As meninas do projeto sempre iam visitar as crianças e davam as naninhas de presente. Ela fica muito feliz e animada quando via que era visita com presentinhos para ela. Logo aparecia um sorrisinho no rosto. Quando ela ganhava as naninhas, abraçava e não soltava mais”, relembra a mãe.

Voluntariado

Elouise conta que hoje, o projeto recebe ajuda de diversos voluntários. “Quem quiser participar, pode entrar no grupo do Facebook e mandar mensagem que a gente responde”, reforça. No grupo do Facebook “Naninhas do Bem Jundiaí e Região” estão diversas pessoas dispostas a ajudar das mais diversas maneiras: divulgando o trabalho, doando retalhos, enchimento, aviamentos em geral e também, dando aquela forcinha quando é necessário. E aos interessados em ajudar, o projeto é igual coração de mãe, ou seja, sempre cabe mais.

Recomendados para você