Companhia elimina vazamento, mas moradores ainda reclamam falta de gás

Companhia elimina vazamento, mas moradores ainda reclamam falta de gás

Vazamento de gás na manhã desta quinta-feira (8), na Ponte São João, interrompeu o abastecimento da Comgás em parte da região. Moradores de bairros próximos reclamam que, neste fim de tarde, o abastecimento ainda não voltou. 

Vanusa Sales, leitora do Tribuna de Jundiaí, mora na Vila Nambi e é uma das que está sem abastecimento. "Estou desde cedo sem gás no apartamento", relatou. O desabastecimento chegou também a algumas moradias no Jardim Pacaembu. 

A Comgás não informou o número de pessoas que foram afetadas pelo desabastecimento. Por volta das 17h, a situação continua a mesma. 

Na Ponte São João, moradores da rua Coronel Boaventura Pereira Neto, onde houve vazamento, foram evacuados pelo Corpo de Bombeiros. 

Na semana passada, vazamento de gás foi responsável por explodir uma casa na Vila Progresso. Um idoso de 87 anos faleceu e o trabalhador da Comgás, que realizava manutenção em encanamento, ficou ferido. 

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Entenda

Por volta das 09h30 desta quinta-feira (8), enquanto equipes da DAE realizavam obras na rede de esgoto, um encanamento de gás foi atingido, causando o vazamento de gás natural.

O Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado e isolou o local, evitando maiores incidentes.

A Comgás emitiu uma nota se posicionando sobre o ocorrido. Confira:

"A Companhia de Gás de São Paulo - Comgás informa que recebeu às 9h33 desta quinta-feira (08/11) um chamado sobre um dano em sua rede de gás natural na Rua Boaventura Neto – Ponte São João, em Jundiaí.

A equipe técnica da Comgás chegou ao local às 9h50, adotou todas as medidas de segurança, eliminando o vazamento às 10h42 e interrompendo o fornecimento de gás no local.

A Comgás já iniciou o restabelecimento do serviço e ampliou o número de profissionais que atuam na região para fazer o atendimento. Assim, é importante que o morador esteja em sua residência para receber o técnico que religará o gás.

A Comgás informa ainda que trabalha em cooperação com a equipe do Departamento de Água e Esgoto (DAE) para garantir a intervenção segura no subsolo da cidade.

A empresa também ressalta que, para qualquer tipo de intervenção no solo, é importante que as empresas de engenharia e demais prestadores de serviço consultem a concessionária de distribuição de gás natural antes da realização das obras.

A Comgás lembra ainda que sua rede de gás natural é 100% georreferenciada e para evitar esse tipo de ocorrência disponibiliza em seu portal o sistema “Nossa Rede”. Nele qualquer pessoa ou empresa pode consultar previamente a localização da tubulação de gás antes de realizar uma intervenção no solo.

O programa tem como objetivo incentivar as empresas responsáveis, uma vez cientes da existência de tubulação, a solicitar as informações necessárias como plantas e croquis da rede, bem como o acompanhamento técnico que a Comgás disponibiliza 24 horas por dia, 7 dias por semana", informou a empresa.

A DAE, responsável pelo procedimento que acabou perfurando o encanamento, também se posicionou:

"A DAE Jundiaí informa que, na manhã desta quinta-feira (8), durante reparo na rede de esgoto na rua Boaventura Pereira Neto, na Ponte São João, uma rede de gás foi atingida.

O incidente ocorreu por volta de 9h30. A Comgás havia sido avisada, por meio do protocolo nº 29226647, sobre a realização do serviço a partir das 8 horas de hoje. Entretanto, até as 9h30, os técnicos da empresa não haviam comparecido e a equipe de Manutenção de Esgoto deu início ao trabalho.

Assim que a tubulação foi atingida, por volta de 9h40, a equipe da DAE avisou a Comgás, para solicitar o fechamento da rede, e o Corpo de Bombeiros, que isolou a área e fez a evacuação dos imóveis do entorno. Às 10h45, a Comgás fechou a rede.

A DAE Jundiaí informa que a equipe permanece no local, dando todo o suporte. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a empresa pelo 0800 133 155."

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