A 1ª coxinha de queijo: foi em uma lanchonete no Centro de Jundiaí que tudo começou

A 1ª coxinha de queijo: foi em uma lanchonete no Centro de Jundiaí que tudo começou

Há 36 anos nascia a primeira coxinha de queijo de Jundiaí. Invenção do comerciante José Carlos Delbim, dono da Casa de Massas Padroeira em 1982, ele jamais imaginava que a iguaria se tornaria um símbolo da cidade.

"Eu estava fazendo coxinha de frango, aí olhei para o queijo e pensei: 'E se eu colocar de recheio?', aí eu coloquei o queijo com o formato da coxinha e comecei a vender. O pessoal começou a pedir, gostar e espalhou nas outras lanchonetes da cidade", contou o simpático comerciante de 72 anos ao Tribuna de Jundiaí.

Ele conta que tudo aconteceu sem ser premeditado. "Foi um acaso", garantiu. Acaso este que criou uma receita que, hoje, é considerada até mesmo Patrimônio Imaterial de Jundiaí. Quem diria que um momento de invenção do seu José se tornaria um símbolo tão importante para a cidade, presente em todas as lanchonetes locais?

Aqui em Jundiaí não tem jeito: a gente sabe que a coxinha com palitinho é com queijo e a sem nada é a de frango. E, certamente, muito jundiaiense já foi alvo de olhares de estranheza fora da cidade, pedindo coxinha de queijo sem saber que isso é coisa só da Terra Querida'.

E a coxinha de queijo por aqui tem variadas receitas. Tem quem faça a massa com batata, como é o caso da coxinha da Casa de Massas Padroeira, tem quem use farinha de trigo e até mandioca. No recheio, podem ser utilizados queijos diferenciados. Nessas horas, é a critividade que conta.

A do seu José é feita, por exemplo, com batata. "Uso batata boa e um queijo apropriado. Mas o queijo que eu uso é segredo", garantiu o comerciante.

O sucesso é grande: por dia, são vendidas cerca de 400 coxinhas de queijo. "Vende mais que a de frango, é o nosso carro-chefe", pontuou, lembrando que o seu público é variado. "Todo mundo, sem distinção de classe social. Tem muita gente de São Paulo e Campinas também que encomenda a coxinha".

E ele conta que já teve gente de tudo que é lugar do mundo experimentando a iguaria pora aqui. "O pessoal vem e traz eles aqui para experimentar. Eu passo a receita, para que possam levar a coxinha de queijo lá para fora", disse. De Jundiaí para o mundo, já pensou?

 A 1ª coxinha de queijo foi em uma lanchonete no Centro de Jundiaí que tudo começou 2

Aqui não tem jeito: toda lanchonete vai ter a opção da coxinha com o palitinho em cima, recheada de queijo

A 1ª coxinha de queijo foi em uma lanchonete no Centro de Jundiaí que tudo começou 3
Essas fotos de coxinha deram uma fome, né? 

Recomendados para você