Alunos de Jundiaí conquistam primeiro lugar no Torneio Brasil de Robótica

Alunos de Jundiaí conquistam primeiro lugar no Torneio Brasil de Robótica

Nove alunos de Jundiaí, com idades entre 13 e 16 anos, conquistaram para a cidade um prêmio nacional: a primeira colocação no Torneio Brasil de Robótica.

A equipe Alta Voltagem, do Colégio Domus Sapiens, ganhou na categoria Tecnologia e Engenharia, competindo com mais de 78 equipes de todo o Brasil. A premiação foi no domingo (9), em Belo Horizonte.

O projeto, intitulado "O uso da tecnologia para acelerar o atendimento às vitimas do trânsito" consiste em unir a tecnologia para um melhor atendimento em caso de acidentes.

"O projeto dos alunos consiste em utilizar um drone para visualização do acidente. O drone chegaria em até 6 minutos ao local. Assim, o socorrista verifica antes o que ocorreu e sabe que providências tomar. Se o acidente for maior do que o esperado, aciona outras ambulâncias, ou se no caso for um chamado falso, já verifica isso antes de mandar equipes para atendimento", explica Guilherme Tumolo, que é mentor dos alunos.

A ideia do projeto surgiu devido ao crescimento da população e os frequentes problemas como acidentes e congestionamentos em centros urbanos. "O atendimento com urgência é essencial para a preservação da vida. A maoria das vítimas fatais foram decorrentes da demora ao atendimento primário", reitera.

Para que o drone seja então enviado, os alunos pensaram em outro detalhe: um sensor de colisão nos veículos que, ao ser acionado, mandaria para a central de operação o local exato do acidente, que enviaria a informação diretamente para a ambulância mais próxima do ocorrido.

O trabalho dos alunos consistiu em pesquisa científica e a parte prática de engenharia. Para tal, eles contruíram o drone em 3D, com todo corpo e estrutura específicos para o seu fim.

"Para mim é muito orgulho. O trabalho que eles fazem é bem árduo, mas gera um currículo bom pra eles de pesquisa cientifica e também de engenharia. Vejo que eles estão evoluindo e crescendo bastante", finaliza o mentor.

Terceiro lugar

Outra equipe de Jundiaí também conquistou o pódio no campeaonato. A X-Bots, do Colégio Divino Salvador, conquistou o terceiro lugar na categoria Middle na classificação geral do campeonato por meio do projeto “Acessibilidade e trânsito: ônibus sensorial e inclusão de pessoas com deficiência”.

Outras duas equipes do Colégio Divino Salvador, a Wigiworks e a Ecotech.com, também estão entre as 10 melhores do país na classificação geral.

Recomendados para você