Pai de paciente registra escorpião na enfermaria infantil do Hospital Paulo Sacramento

Pai de paciente registra escorpião na enfermaria infantil do Hospital Paulo Sacramento

Nesta terça-feira (8), enquanto acompanhava o filho de 7 anos no Hospital Paulo Sacramento (HPS) em Jundiaí, Leandro Caporasso registrou um escorpião na porta de entrada da enfermaria infantil.

Leandro fez um post em suas redes sociais com o intuito de alertar quem for até o hospital. "Eu ou outras pessoas podem ter pisado sem querer. No local estava meio escuro por conta do horário. Quando eu vi, o escorpião ainda estava vivo. Foi por Deus", diz o pai na postagem.

Ao Tribuna de Jundiaí, Leandro contou que permaneceu no hospital cerca de uma hora e, enquanto o filho era medicado com soro, flagrou o animal peçonhento. "Permanecemos na sala por 20 minutos. Tinham outras crianças lá. Algumas estavam dormindo devido o horário. O escorpião podia ter picado qualquer um que estava ali. Eu levei meu filho, pois ele estava com dor no estômago e vomitando. Imagina entrar lá por algo simples e acontecer algo pior, que pode ser até fatal?", diz.

Ao relator o caso no grupo do condomínio que mora, outras pessoas contaram já terem visto escorpiões no local e acreditam que a localização do hospital, principalmente por conta do rio, acaba tornando o lugar propício para a aparição de animais como este, ainda mais no verão.

"Algumas paredes do hospital são de drywall e tem forro, coisa que os escorpiões amam", disse uma mulher no grupo. Uma ex-funcionária relatou que "o hospital já fez de tudo, mas na época de verão aparece. Eles sempre ficam muito atentos".

Leandro afirmou que entende que é algo que pode acontecer em qualquer lugar, mas gostaria de saber se o hospital tem dado a devida importância ao assunto. "O hospital não é público e quando eu avisei, os funcionários não me pareceram surpresos de termos achado o escorpião por lá", conta.

A assessoria do HPS informou em nota ao Tribuna de Jundiaí que lamenta o ocorrido e esclareceu que eles seguem "as mais rígidas normas e procedimentos da vigilância sanitária, visando manter os mais altos padrões de segurança e qualidade no atendimento da população". Eles garantiram ainda, diante do ocorrido, que vão redobrar os cuidados para que fatos como este não voltem a acontecer.

A Prefeitura vem alertando a população desde o final do ano para os riscos na cidade. Com a chegada de altas temperaturas, o número de acidentes aumenta.

Para evitar problemas, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) orienta sobre a adoção de medidas preventivas ambientais visando a eliminação de abrigos e fontes de alimentação. Essas ações compreendem a eliminação de abrigos e colocação de anteparos em ralos, portas e janelas para manter o escorpião longe de casa e estabelecimentos.

De acordo com a UVZ, foram intensificadas as ações de cuidado nos espaços públicos da cidade para evitar criadouros.

Recomendados para você