Cachoeira de Morangaba passa por limpeza e vistoria

Cachoeira de Morangaba passa por limpeza e vistoria

A Fundação Serra do Japi (FSJ), em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), atendendo um pedido da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, realizou na semana passada uma vistoria na cachoeira de Morangaba, que fica dentro do Território de Gestão da Serra do Japi.

 

Segundo a superintendente da FSJ, Vânia Plaza Nunes, os técnicos realizaram a desobstrução do canal de drenagem, onde havia pedras e placas, o que fazia com que o nível da água elevasse, o que pode causar danos às pessoas. “É importante destacar que a cachoeira não está aberta ao público. Trata-se de uma área fechada, monitorada pela GMJ, justamente por conta do risco que as pessoas correm ao utilizar o local”, explica Vânia.

Além disso, há o risco à qualidade da água, que precisa ser monitorado. “A área não tem estrutura para receber público na quantidade que tem recebido. Há uma placa que informa sobre a proibição da entrada de pessoas, portanto, quem está utilizando a cachoeira está praticando uma atividade irregular”, explica Vânia. “Durante as ações que temos feito na região, estamos encontrando muitos resíduos, não só de rituais religiosos que encontramos quase diariamente, inclusive materiais que contaminam a água e colocam em risco os animais que se alimentam no local”, completa.

Ainda segundo a superintendente, as vistorias serão intensificadas, de forma organizada, para um melhor monitoramento da área. “Muitas vezes os problemas são causados por pessoas de fora de Jundiaí, que vêm para a cidade e utilizam-se das cachoeiras que ficam em espaços que são propriedades particulares”, finaliza.

Decreto Municipal

O Decreto Municipal 20.876/07 regra a atividade dentro do Território de Gestão da Serra do Japi. Todas as informações podem ser obtidas na Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Recomendados para você