Ela raspou seu cabelo em homenagem às mulheres e crianças com câncer

Ela raspou seu cabelo em homenagem às mulheres e crianças com câncer

A jundiaiense Mara Gisele, que está à frente do Fios Encantados, projeto que confecciona toucas e perucas para crianças pacientes oncológicas, quis homenagear as mulheres vítimas de câncer e também as crianças com quem ela convive diariamente: ela raspou seus cabelos nesta quinta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher.

“Já vinha pensando há um tempo em raspar meus cabelos, mas quis esperar essa data. É minha forma de homenagear tantas mulheres guerreiras que precisam raspar seus cabelos e lidam com essa doença”, disse ao Tribuna de Jundiaí.

Nossa reportagem acompanhou o momento em que ela raspou os cabelos e, enquanto seus fios caíam ao chão, batemos um papo com a jundiaiense. Com um sorriso de orelha a orelha, a idealizadora do projeto contou que estava ansiosa para a homenagem e que tinha certeza que as crianças pacientes de câncer, com quem ela convive diariamente, iam ficar felizes de vê-la assim.

“Esses dias a mãe de uma paciente falou para eu raspar o cabelo, que a filha dela ia ficar feliz. Vai fazer a diferença para eles, elas vão me ver como alguém sem cabelo, assim como eles. Isso é importante para mim, por conta desse convívio com esses pacientes”, continuou.

O projeto Fios Encantados, criado por Mara em abril do ano passado, visa confeccionar toucas e perucas para essas crianças. Inicialmente seu intuito era atender apenas o Grendacc, onde atua como voluntária, mas o projeto foi crescendo e ela começou a doar as perucas confeccionadas para entidades de outras cidades. Recentemente, ela participou do Caldeirão do Huck, na Globo, e o projeto cresceu ainda mais: tem até entrega grande em Belo Horizonte na próxima semana.

Para a confecção, os voluntários se encontram semanalmente na Vila Arens e, lá, confeccionam as toucas e perucas.  A base do crochê já costuma ser confeccionada antes e na oficina os voluntários realizam a montagem, adicionando flores, fitas, pedras e uma série de outros elementos na base de crochê, a fim de enfeitar as toucas para que fiquem ainda mais divertidas para as crianças.

Questionada sobre sua parte preferida ao fazer parte dessa ação, Mara não sabe escolher. “Durante as oficinas é muito bom porque juntam idosos, crianças e adolescentes, todos interagindo em prol de um bem comum. E depois na entrega não tenho nem o que falar, né? É aquela sensação maravilhosa e emocionante de ver a felicidade das crianças”, continuou.

E a emoção também tomou conta da homenagem que decidiu fazer: ao terminar a raspagem do seu cabelo, Mara garantiu estar emocionada. “É uma emoção do bem. É claro que eu não passo pelo que essas mulheres e crianças passam, estou fazendo por vontade própria, mas é um sentimento bom. As crianças vão amar ao me ver”, comemorou.

Com o novo visual, a idealizadora do projeto não parava de sorrir. “Estou me sentindo ótima! Achei que o impacto seria maior, mas gostei muito. Estou parecendo muito meu filho!”, brincou.

Além dela, a emoção também tomou conta das funcionárias do salão de beleza, que filmaram a ação e até mesmo deixaram lágrimas escorrerem.

Ela raspou seu cabelo em homenagem às mulheres e crianças com câncer w

E aí, quem gostou da homenagem da Mara? ♥

Recomendados para você