DAE Jundiaí emite nota afirmando que água da cidade não é contaminada por agrotóxicos

DAE Jundiaí emite nota afirmando que água da cidade não é contaminada por agrotóxicos

Nesta semana, dados do Ministério da Saúde, em parceria com a Repórter Brasil, a Agência Pública e a Public Eye, afirmaram que a água de 1 em cada 4 municípios brasileiros está contaminada por agrotóxicos.

Com a pesquisa, 27 tipos de agrotóxicos foram encontrados em mais de 1,3 mil municípios. Os perigos do consumo oferecidos 11 dos pesticidas encontrados podem estar associados ao desenvolvimento de doenças como o câncer, disfunções hormonais e reprodutivas, além da malformação do feto, em mulheres. Além disso, a toxidade destes produtos é altamente danosa à saúde.

Em nota, a DAE Jundiaí afirmou que segue todas as regulamentações do Ministério da Saúde e realiza a análise constsante desde a captação da áfua bruta até a água que chega na torneira. Confira a nota:

"A DAE Jundiaí esclarece que a água que abastece o município atende aos parâmetros do Anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde. Essa legislação determina quais os parâmetros e a frequência do monitoramento para o controle da qualidade da água tratada e distribuída.

 São mais de 80 tipos de testes submetidos às análises que aferem parâmetros de cor, coliformes fecais, turbidez, bário, cobre, cromo, benzeno, além de radioatividade, agrotóxicos, entre outros.

Esses relatórios abastecem o Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), que mantém atualizado um Banco de Dados com informações referentes às diferentes formas de abastecimento de água.

 Vale salientar que o Laboratório de Qualidade da Água da DAE faz o monitoramento e análise desde a captação da água bruta até na torneira do munícipe. Somente em 2018 foram 690 análises por mês, em 46 pontos de coleta em mananciais. Com relação à água tratada, mais de 1.700 análises foram realizadas por mês, em 210 pontos selecionados na cidade e não foram constatadas não-conformidades de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde", divulgou a empresa.

Recomendados para você