Fios Encantados completa um ano nesta quarta-feira (24)

Fios Encantados completa um ano nesta quarta-feira (24)

O projeto Fios Encantados de Jundiaí completa amanhã, 24 de abril, um ano de existência. Tudo começou em uma das salas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rami, em Jundiaí (SP), onde a corretora Mara Gisele apresentou sua proposta de confeccionar toucas e perucas de lã de personagens para crianças e adolescentes com câncer.

 

O grupo de mulheres se expandiu e hoje são mais de 3,5 mil toucas e perucas doadas a pacientes atendidos em Jundiaí, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Jaú, Botucatu, Pederneiras, Brodowski, no Estado de São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Além de pessoas que recebem o acessório pelos Correios.

Fios Encantados completa um ano nesta quarta feira 24 03 min 1

Mara durante a entrega das toucas/ Foto: Reprodução/ Divulgação Fios Encantados

Os Fios Encantados que ganhou destaque em rede nacional após a participação de Mara no quadro ‘The Wall’, no programa ‘Caldeirão do Huck’, na Rede Globo. Assim, as redes sociais da associação beneficente ganharam mais de 15 mil seguidores. “O principal é que nunca perdemos nossa essência, nossa missão, que é colocar muito amor em tudo que fazemos”, diz a presidente da associação.

Para Mara nada teria se concretizado se não fosse a participação ativa e o empenho de cada voluntário que fez e faz parte da realização deste sonho. “Todos os dias alguém surge com alguma novidade para que as peças fiquem mais bonitas e práticas. Atualmente, os Fios Encantados é mais do que fazer toucas, é levar amor para todas pessoas, com um abraço e palavra de carinho”, afirma.

Além de ajudar crianças e adolescentes com câncer e idosos, o grupo também ajuda famílias carentes, com doações de alimentos, roupas, produtos de higienes e outras atenções especiais. “O segredo é não fechar os olhos para quem está precisando”, diz Mara. Assim, os familiares dos pacientes também recebem atendimento e ações sociais são realizadas para ajudar o máximo de pessoas, como foi o caso do cadastro de doadores de medula óssea em Jundiaí.

Fios Encantados completa um ano nesta quarta feira 24 02 min

Presidente da associação em uma das visitas ao asilo/ Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Doações e oficinas

Os Fios Encantados recebem doações de lãs, recursos financeiros, tampas plásticas e de alimentos da população jundiaiense. “Temos imensa gratidão a todas pessoas que se sensibilizaram e nos ajudaram. Nossa ideia é um dia ter nossa própria sede e ampliar nossa demanda”, comenta a presidente da associação.

No entanto, Mara oferece oficinas nas salas de catequese da Paróquia da Via Arens, em Jundiaí, que cedeu o espaço para as aulas durante todas as quartas-feiras.

Próximos passos

Atualmente, o projeto jundiaiense se tornou uma Associação Beneficente sem fins lucrativos, que busca seu reconhecimento como uma Organização Não Governamental (ONG).

Neste semestre, a associação deve visitar Porto Alegre e Curitiba, no Sul, e Rio de Janeiro, para levar toucas e perucas de lãs para pacientes em tratamento contra o câncer.

Para mais informações sobre doações, oficinas e pontos de arrecadação de doações, acesse o site oficial da associação, ou a página do Facebook, e Instagram. Telefone para contato: (11) 94930-0615.

Recomendados para você