Programa Atleta do Futuro terá mais modalidades em Várzea Paulista em 2019

Programa Atleta do Futuro terá mais modalidades em Várzea Paulista em 2019

Na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, em seu gabinete, acordou com representantes do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) de Jundiaí e a atual empresa madrinha da parceria, Femes Ferramentaria, a renovação do PAF (Programa Atleta do Futuro) até dezembro de 2019.

No ano que vem, haverá modalidades de handebol e basquetebol, ambas para meninos e meninas, além do futsal, já ofertado, tudo a varzinos de 6 a 17 anos. "Este é o tipo de trabalho ao qual temos de dar continuidade. A instituição Sesi é muito séria", destacou o gestor.

Com a renovação da parceria, a Prefeitura continua a fornecer o espaço físico e professores para a realização das atividades; o Sesi dá os treinamentos pedagógicos aos docentes, metodologia, uniformes; e a empresa faz a estampagem do logotipo dela própria e do brasão da Prefeitura nas camisetas. Cada aluno do PAF recebe, gratuitamente, duas camisetas e um shorts, para as atividades esportivas.

Os alunos, ao realizarem a inscrição, ganham automaticamente a carteirinha do Sesi-SP e podem usufruir as vantagens de sócios, inclusive com a prática esportiva nos espaços da escola. A família do participante do PAF pode se associar com um custo reduzido.

Inscrições

A partir da próxima terça-feira (11), os interessados podem se dirigir ao Ginásio Ayrton Senna da Silva, para fazer sua inscrição, às terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas. É necessário procurar a professora Marilene.

A documentação a seguir deve ser apresentada: cópia do CPG e do RG do responsável; foto 3x4 do atleta; cópia da certidão de nascimento ou RG do atleta; cópia do CPF do atleta; atestado médico com comprovação de que atleta está apto a praticar atividades físicas; atestado dermatológico, se o atleta for frequentar a piscina do Sesi.

Mais informações podem ser conferidas no próprio local. O endereço é Rua Aristides Nivoloni, 240 — Jardim Maria de Fátima.

Reconhecimento

Na reunião realizada nesta quinta-feira, o prefeito enalteceu a importância do PAF. "Essa parceria sai do limite dos prédios do Sesi e alcança nossos alunos varzinos. São pequeninos e se não dermos uma série de fatores protetores a eles, correm o risco de cair no mundo das drogas. Quantos meninos, se não estivessem nesse programa, não estariam em outro tipo de vida?", elogiou.

O prefeito também citou a importância do estudo que realizou pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do mesmo grupo educacional do Sesi, na década de 1970, para sua vida. Rossi também elogiou a prática esportiva. "O esporte colabora para a saúde, segurança pública e até educação, pois sabemos como é difícil educar filhos hoje em dia". 

O PAF contempla crianças entre 6 e 17 anos e as ensina, além do esporte em si, valores como ética, superação, trabalho em equipe, saúde, respeito e autoestima. As atividades estão organizadas em três fases, adequadas a cada faixa etária:

6 a 8 anos — os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças;

11 a 17 anos — os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nessa fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Como se trata de um programa com a metodologia do Sesi-SP, o cronograma de aulas esportivas é complementado por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos recebem capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades do esporte.

Recomendados para você