Há 10 anos, amigos se unem para fazer replantio na Serra do Mursa

Há 10 anos, amigos se unem para fazer replantio na Serra do Mursa

Três amigos de Várzea Paulista se uniram para fazer a diferença em favor da natureza. José Carlos Bissoli, Carlos Eduardo dos Santos e João Gandolfo, tiveram a ideia há cerca de 10 anos, quando começaram a “alimentar” a Serra do Mursa com dezenas de espécies de árvores nativas.

O objetivo é um só: preservar a fauna e a flora local.

O replantio começou quando José Carlos Bissoli, depois de aposentado, se mudou para Várzea Paulista, no bairro do Mursa.

“Eu não queria ficar parado e fui buscando uma atividade. Eu queria fazer algo que eu gostasse e que ajudasse a natureza. Meus amigos se juntaram a mim e assim nasceu essa proposta”, revelou Bissol.

“Tudo foi surgindo nas rodas de conversas no comércio do João Gandolfo, uma pessoa ilustre aqui no bairro. Aqui existe uma união muito forte”.

Uma década depois, a intenção dos amigos ainda é a mesma. Mas, os frutos já são imensamente maiores.
“Nós juntamos as mudas e sementes e uma ou duas vezes por ano subimos a serra do Mursa e as plantamos lá".
Entre as variedades de árvores nativas, as frutíferas se destacam:jabuticabeiras, pitangueiras, amoreiras, ameixeiras e muitas outras.

O objetivo é alimentar as aves da serra e assim evitar que elas tenham de se deslocar para o centro urbano em busca de outros alimentos.

“Na cidade elas podem se machucar, pousar em fios elétricos, serem presas ou comer algo que não é bom. Lá na serra, com as árvores frutíferas, elas têm tudo o que precisam para viver bem e se reproduzir na mata” destaca Bissoli.

Tem até pimenta cumari no menu dos animais.

 

“É uma realização muito grande contribuir com a natureza. Enquanto muitos destroem, eu posso dizer que nosso grupo ajuda a melhorar. E fazer isso com os meus amigos é melhor ainda ”, encerra Bissoli.

Recomendados para você