Veja as mudanças que Várzea Paulista teve nas últimas décadas

Veja as mudanças que Várzea Paulista teve nas últimas décadas

Várzea Paulista (SP) fez 54 anos na última quinta-feira, 21 de março, e a cidade passou por várias mudanças econômicas, politicas, administrativas e teve sua infraestrutura totalmente redesenhada, com novas casas, hospitais e empreendimentos.

 

Para entender melhor essas mudanças, Emília Maria Vincentin Gonçalves, de 81 anos, que mora desde 1944 no município e conhece muito bem a história conta um pouco daquela época. Quando Dona Emília tinha apenas sete anos, ela morou no Distrito Secundino Veiga, e segundo ela, não havia 40 casas no local. “A cidade cresceu em volta da estação. Nossos momentos de lazer antigamente era ir até à estação e ver o trem passar ou assistir jogos de futebol aqui”, recorda.

Há 63 anos morando na região Central da cidade, é uma das alunas mais ativas do Clube da Terceira Idade e gosta de exaltar o avanço da cidade. “Quem te viu e quem te vê, Várzea Paulista!”, brinca. “Essa cidade cresceu e se desenvolveu muito, antes só existia a Elekeiroz e olarias, como postos de trabalho. Hoje, são várias empresas na cidade e um grande comércio, antes era apenas os armazéns do Fonseca e do Jorge Feres. Tenho orgulho de como Várzea Paulista cresceu, isso lá atrás era quase impossível de imaginar”, afirma.

Veja as mudanças de Várzea 01 min

Emília moradora de Várzea Paulista há 63 anos/ Foto: Divulgação

Já para o médico Vitor Rocha, natural de Pouso Alegre (MG), que mora há menos de um ano na cidade, na Vila São José, diz que se mudou a cidade através da vaga do programa ‘Mais Médicos’, onde optou pela cidade. “Pela primeira vez tínhamos essa liberdade de escolher a cidade de atuação, queria uma cidade que oferecesse comodidade, oportunidade, tranquilidade, comércio bom e que tudo fosse próximo, com aquele estilo de interior”, comenta. “Dentro das opções, pesquisei cidade por cidade e por final decidi que Várzea Paulista seria meu destino”, completa.

Com a decisão tomada, Vitor recorda que tudo foi muito rápido, em menos de 20 dias, estava casado e já tinha seu endereço na cidade. “Eu gosto muito de Várzea Paulista, foi tudo mesmo o que pensei e planejei, a localização da cidade é invejável, ao lado de São Paulo e Campinas. O mercado de trabalho nesta região é muito ativo, minha esposa recém-formada em medicina, já está empregada, e estamos muito felizes em viver aqui”, destaca o médico.

Veja as mudanças de Várzea 02 min

Vitor diz que a cidade tem tudo próximo e localização previlegiada/ Foto: Divulgação

A pequena Sarah Alves Duarte, 12 anos, estudante do sétimo ano da rede estadual, apaixonada por música e moradora do Parque Guarani, pertence à nova geração de varzinos. Cresceu na cidade e se diz apaixonada pelo local que, segundo ela é acolhedora e apaixonante. “Tenho muitos amigos, adora frequentar a Escola de Música, me sinto segura e feliz morando aqui, não existem tragédias”, afirma.

Veja as mudanças de Várzea 03 min

Sarah durante sua aula de flauta na escola Musicarte/ Foto: Divulgação

Quando questionada sobre o que pensa do futuro da cidade, ela responde: “Eu não penso em me mudar daqui nunca. Quero ficar aqui sempre! Minha preocupação com o futuro é como vamos cuidar da natureza, precisamos nos preocupar mais com esse assunto”, ressalta a menina.

Recomendados para você