Entenda as mudanças que Bolsonaro planeja nas aposentadorias com a reforma da Previdência

Entenda as mudanças que Bolsonaro planeja nas aposentadorias com a reforma da Previdência

Com a ideia de reforma mais intensa e duradoura, a proposta da equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL) para mudar a Previdência no País pretende criar regime de capitalização para os trabalhadores que ainda entrarão no mercado de trabalho.

Com a ideia, não mudam apenas as regras para aposentadoria, mas a própria lógica do sustento dos brasileiros na velhice.

Atualmente, o aposentado contribui durante determinado período e, ao se aposentar, tem garantida remuneração mensal. A ideia é mudar isso.

Pelo modelo pensado pela equipe de Bolsonaro, o segurado contribui para uma conta individual, e o valor do benefício é calculado em cima dessas contribuições, como uma espécie de poupança.

Dessa forma, ao se aposentar, o idoso terá aquilo que foi depositado nessa conta. Não há, então, um valor mensal fixo.

Atualmente, é aplicado o modelo de repartição, no qual a atual geração de trabalhadores paga contribuição para sustentar quem está aposentado. A geração seguinte pagará a aposentadoria de quem trabalha hoje e assim sucessivamente. O formato é chamado de solidariedade entre gerações.

A sustentabilidade desse sistema é constantemente questionada devido ao envelhecimento da população - há cada vez mais gente a ser sustentada e menos para pagar essa Previdência.

Por outro lado, o modelo de capitalização tem levado aposentados a viver com menos dinheiro. Quanto mais tempo de vida, menos dinheiro se tem para a aposentadoria.

Nem Paulo Guedes, ministro da Economia, nem Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, deram mais detalhes sobre como funcionará a nova Previdência.

Pontos como a idade mínima de aposentadoria e o período de transição para quem já está próximo de se aposentar ainda serão esclarecidos. Bolsonaro, porém, tem dado indicativos a esse respeito.

Os ministros se reuniram na última terça-feira, 8, para alinhar a proposta, já alvo de desentendimentos entre as alas econômica e política do governo. A inclusão dos militares na reforma é alvo de divergência, por exemplo.

"Nosso objetivo é que não seja necessário falar sobre reforma da Previdência pelos próximos 20 anos", afirmou Guedes.

A proposta deve ser apresentada ao Congresso Nacional em fevereiro, período de retorno das atividades legislativas. Até lá, precisa ainda passar pela aprovação do presidente.

Com informações do Povo Online. 

Recomendados para você