Com alta do diesel, caminhoneiros ameaçam greve em 10 dias

Com alta do diesel, caminhoneiros ameaçam greve em 10 dias

Após alta no preço do diesel, anunciado ontem (17) pela Petrobras, caminhoneiros ameaçam paralisação em todo o país no prazo de 10 dias. O diesel foi reajustado em 10 centavos.

Para um dos caminhoneiros que ameaçam greve, Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco, 10 centavos não é pouco para a categoria. Ele, que foi um dos líderes da greve do ano passado, exemplifica dizendo que gasta 9.000 mil litros em combustível por mês e, com o aumento de dez centavos, o custo subirá em 900 reais.

“Eu deixei as minhas intenções bem claras para o governo federal. A paralisação estava marcada para o dia 21 de maio, mas, se houvesse aumento no preço do combustível, íamos parar tudo antes”, afirmou Dedéco para a Veja.

A solução defendida pelo caminhoneiro para o problema seria estagnar o preço do diesel até que haja um piso mínimo para o frete. “O preço do combustível sobe e o frete não. A conta não fecha.”

Reajuste

O reajuste de 4,8%, em média, está abaixo dos 5,7% proposto pela Petrobras na semana passada e depois cancelados. Naquele dia, o aumento seria de R$ 0,12 –de 2,1432 reais para 2,2662 reais por litro. Segundo Castello Branco, a alta foi menor porque o frete marítimo caiu.

Questionado sobre o reajuste no diesel impactar na decisão dos caminhoneiros de fazer nova greve, Castello Branco afirmou que foi justamente essa preocupação que o fez adiar o ajuste na semana passada.

“Todos nós sofremos com a greve dos caminhoneiros no ano passado. Foi com base nisso que sustei o ajuste”, disse.

Com informações da Veja

Recomendados para você