Número de notas máximas volta a crescer nas redações do ENEM

Número de notas máximas volta a crescer nas redações do ENEM

Apenas 55 alunos tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018, segundo o anúncio feito nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No total, o Inep diz que corrigiu 4.122.423 provas de redação aplicada regular do Enem, que ocorreu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados, portanto, não incluem as provas do Enem PLL, aplicado para pessoas privadas de liberdade.

 

O número representa um aumento em relação a 2017, que teve 53 notas máximas. Neste ano, os candidatos escreveram sobre 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet'.

Já as provas objetivas, a nota média aumentou em linguagens, matemática e ciências humanas para o maior nível das últimas três edições, mas caiu em ciências da natureza.

Queda no número de notas zero

Além do leve aumento no número de notas mil, o Enem 2018 teve uma grande queda no número de participantes tiveram a redação zerada. Segundo o Inep, "os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%)". Em 2017, 5% dos participantes, o maior percentual, zerou a prova por fuga ao tema.

Já a nota média na redação passou de 558 para 522,8, considerando apenas as notas dos candidatos que não zeraram a prova.

Via G1

Recomendados para você