Alunos de Jundiaí criam 'roupa inteligente' para astronautas e ganham Torneio Nacional de Robótica

Alunos de Jundiaí criam 'roupa inteligente' para astronautas e ganham Torneio Nacional de Robótica

A equipe Jedi’s da Escola SESI de Jundiaí voltou pra casa com mais uma vitória. Os estudantes participaram do Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), no Rio de Janeiro.

 

Os alunos ficaram em primeiro lugar na classificação geral do torneio. Para o técnico Clayton Rafael Ribeiro Júnior, a conquista é o resultado de muito foco, dedicação e trabalho em equipe.

Nesta competição, os jovens passaram pelas seguintes etapas: construir e programar um robô autônomo que propõe soluções em curto prazo, realizar uma apresentação dinâmica com valores do trabalho em equipe e desenvolver uma solução com base no campo de pesquisa realizado, com a temática ‘Into Orbit’ (Em Órbita).

LEIA TAMBÉM:

Estudantes do SESI Jundiaí disputam torneio nacional de robótica no Rio

Sesi Jundiaí participa de Torneio Nacional de Robótica no Rio de Janeiro

Alunos de Jundiaí ganham torneio nacional de Robótica do Sesi

Na primeira etapa, os Jedi’s aprimoraram o robô com ponto de apoio, câmbio e várias engrenagens; na segunda avaliação eles desenvolveram a calça pulsativa inteligente, com base na pesquisa realizada, onde eles descobriram que os astronautas perdem 25% da massa muscular e 24% da densidade óssea. A vestimenta, então, reproduz estímulos elétricos nas pernas dos astronautas simulando passos, para cada astronauta. A calça calcula a quantidade e densidade desses estímulos. Assim, cada um receberá a quantidade de pulsos necessários para evitar esta perda; já na última fase, eles realizaram uma apresentação mostrando a metodologia e o verdadeiro significado de trabalho em equipe.

Equipe jedis completaTodos integrantes em um dos momentos de diversão que ficará na memória de cada um/ Reprodução: arquivo pessoal

Para a estudante Bárbara Borges da Silva, de 14 anos, que participa pela primeira vez da temporada, a experiência foi incrível e a conquista só foi possível pela cumplicidade, treino, foco e empenho de todos integrantes.

“Nossa união é tão forte que faz com que alcançamos nossas principais metas”, diz Bárbara.

abraco coletivo jediCumplicidade e amizade no momento de receber o prêmio/ Reprodução: arquivo pessoal

World Festival

Com a vitória do FLL, os alunos conquistaram uma vaga para participar da maior competição robótica do mundo, o World Festival, entre os dias 17 e 20 de abril deste ano.

Nesta competição, cada equipe é avaliada pelo desempenho do robô na execução de tarefas na mesa do torneio. Os estudantes estão determinados e esperam alcançar o primeiro lugar novamente.

 Aliás, esta será a última competição que o técnico Clayton participará com a equipe Jedi’s. “Vamos dar o nosso melhor para alcançar nosso objetivo, aprender e passar conhecimento. Além de nos divertimos, é claro”, diz o estudante Pedro Martins Miranda, de 14 anos.

Para a aluna Beatriz Corrêa da Silva, de 16 anos, esta será a oportunidade da equipe de encerrar esta jornada com muita felicidade e realização.

Os Jedi’s ficaram em segundo lugar na edição anterior da competição e já foi campeã no Reino Unido, além de carregar um longo histórico de vitórias em torneios nacionais. “Esta será a chance de representar o Brasil, o Estado de São Paulo e Jundiaí. Pretendemos ficar em primeiro lugar, temos boas chances”, finaliza o treinador.

Recomendados para você