550 vagas em creche e novos projetos: veja o que muda na educação de Jundiaí em 2019

550 vagas em creche e novos projetos: veja o que muda na educação de Jundiaí em 2019

Jundiaí fechou o ano de 2018 com saldo positivo quando o assunto é Educação. Foram 550 novas vagas em creches, respondendo à demanda das famílias. O plano de ensino que é criado para os pequenos é pensado para que eles possam se desenvolver ao máximo na fase mais importante de formação do indivíduo: a primeira infância.

Em entrevista à TVTec, a gestora de Educação de Jundiaí, Vasti Ferrari Marques, contou que nesta gestão a nomenclatura 'creche' passou a ser chamada de Escola de Educação Infantil I, uma vez que a visão da educação nesta fase da vida da criança também mudou. "A criança é muito potente desde pequena. Nós entendemos essa questão e, hoje, trabalhamos não somente com um lugar de 'guarda', onde as crianças ficam para os pais trabalharem, mas um lugar de educação, onde as crianças podem desenvolver suas potencialidades", afirma a gestora.

Projetos para 2019

Para este ano, a gestora garante que os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas vão passar por novas formações. A ideia é criar oportunidades de trabalho e capacitar ainda mais os profissionais da educação para atenderem a demanda da nova geração que chega às salas de aulas: crianças potentes, que se adaptam com facilidade ao novo e altamente estimuladas pelas 'multitelas' da tecnologia.

Vasti conta também que, incluída nas capacitações, está a busca por melhorias nos estudos matemáticos. "Nas avaliações externas, percebemos que outras matérias, como português, se destacam mais do que a matemática. Vamos formar educadores, desde a educação infantil até os maiores, para criar ambientes na sala que possam ajudar a criança a associar a matemática com situações do cotidiano", diz.

Outros estudos como as culturas africana e indígena, além de estudos sobre diversidades, defendidos por lei no Brasil, serão incluídos na grade curricular e trabalhados com as crianças.

Outro projeto que irá continuar com força total em 2019 é a implantação das Hortas Escolares. De acordo com a gestora, o ano letivo começou em 2018 com 23 hortas e terminou com 63. Para 2019, a previsão é que o número aumente para 112.

Dentro desta visão, serão incluídas as hortas com pancs, que são plantas alimentícias não convecionais. O projeto está ligado ao programa de combate à obesidade infantil, o qual a Prefeitura de Jundiaí faz parte.

Além disso, a gestora afirma que a possibilidade da troca de horário da refeição das crianças está sendo estudada. "Nossas crianças recebem uma alimentação que pode ser considerada como o almoço. Tem arroz, feijão e proteínas. Vamos puxar o horário da alimentação delas para mais perto da saída, assim eles almoçam na escola e não precisam comer novamente em casa".

Escola Inovadora

Qualidade de ensino, modernização da ambiência e infraestrutura das escolas, além das inovações curriculares: estes são os três eixos que caracterizam o Programa Escola Inovadora. Para a gestora, o programa vai além de revitalizar o ambiente das escolas, mas tornar a criança mais potente. "A primeira coisa que fomos buscar quando entramos com a ideia da Escola Inovadora, foi a questão da infância contemporânea. As crianças hoje têm muita cultura e linguagens. Não dá para chegar na escola, sentar sozinha em uma carteira e ficar em silêncio. Precisamos desenvolver os múltiplos olhares da inteligência dela", afirma.

Desde que foi iniciado, a Prefeitura de Jundiaí já entregou 12 escolas dentro do padrão do programa. A primeira unidade escolar foi a Emeb Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas. No dia 15 de dezembro de 2018, foi entrega a 12ª Escola Inovadora, a Emeb Profª Cleonice Adolpho de Faria, no Jardim Guanabara.

As escolas já finalizadas e entregues dentro do projeto são:

João Batista Toledo (Jardim Tamoio)

Waldemir Savoy (Jardim Tulipas)

Duilío Maziero (Bairro da Toca)

Cesarina Fortarel (Vila Jundiainópolis)

Naman Tayar (Jardim Ângela)

Marcos Gasparian (Centro)

Anna Pontes Chagas (Jardim América)

Antonino Messina (Jardim Bonfiglioli)

Cléo Nogueira (Parque Residencial Almerinda Chaves)

Vasco Antonio Venchiarutti (bairro do Caxambu)

Marly de Marco (Fazenda Grande)

Cleonice Adolpho (Jardim Guanabara)

Já as escolas que estão com obras e melhorias em andamento para atender o projeto, são:

José Schiamarelli Sobrinho (bairro do Champirra)

Aparecida Merino Elias (Medeiros)

Flórida Mestag (Parque São Luiz)

Cleonice Adolpho de Faria (Jardim Guanabara)

Américo Mendes (Bairro dos Fernandes)

Oscar Augusto Guelli (Bairro da Roseira)

Reynaldo Basile (Jardim Tarumã)

Guardiões do Patrimônio

Unir a educação com a cultura: esse é o objetivo do Guardiões do Patrimônio. O projeto leva os alunos de todas as idades para visitarem patrimônios históricos culturais da cidade. Para deixar a visita ainda mais interessante, eles recebem o 'Passaporte Cultural'. A cada visita, o passaporte é carimbado e ao final, eles podem receber o certificado de 'Guardião do Patrimônio'.

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