Professora da rede pública está no top 10 de educadores do mundo e disputa ‘Global Teacher Prize’

Professora da rede pública está no top 10 de educadores do mundo e disputa ‘Global Teacher Prize’

A professora de tecnologias da EMEF Ary Parreiras, em São Paulo, Débora Garofalo, está entre os 10 melhores professores do mundo e vai concorrer ao Global Teacher Prize, considerado o ‘Nobel da Educação’. O vencedor, que leva o prêmio de US$ 1 milhão, será anunciado no dia 24 de março em Dubai, nos Emirados Árabes, durante o Global Education and Skills Forum (GESF).

 

Débora Garofalo ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo, cercada por quatro favelas famosas pela violência. Apesar de ser formada em Letras, Garofalo criou o projeto "Robótica com sucata promovendo a sustentabilidade", que já removeu mais de 1 tonelada de lixo das ruas.

Em entrevista ao portal G1, Débora conta que recebeu a notícia em casa, e que se emocionou ao saber que estava entre os 10 melhores professores do mundo. "Eles me ligaram, fizeram um ar de mistério e de repente, com grande público reunido, na Argentina, me deram a notícia. Foi uma imensa alegria, ver todos reunidos, aplaudindo... Chorei muito, já que eu não esperava. Sem dúvida, foi uma grande surpresa pra mim. Ainda mais depois de passar pelo Top 50 e ver o quanto todos esses professores têm trabalhos maravilhosos. Agora, com nosso trabalho entre os 10, é uma alegria muito grande!".

Débora também é a primeira sul-americana entre os 10 melhores professores do mundo, o que torna ainda mais importante sua conquista. "É uma honra e uma responsabilidade. Afinal, a gente ainda tem no Brasil esse tabu de que mulher não deve mexer com tecnologia. Eu fui muito duramente criticada nos primeiros meses do trabalho. Então, é uma honra representar a classe feminina, mas não só ela, mas também os professores, que também devem dizer ‘a gente pode ser o que a gente quiser'".

O trabalho de Débora foi selecionado entre mais de 10 mil candidatos de 179 países. A lista dos 50 melhores professores do mundo, divulgada em dezembro, tinha representantes de 39 países. Já o top 10 de melhores educadores do planeta, divulgada nesta quarta, 21, conta com representantes de Reino Unido, Holanda, Japão, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia, Geórgia, Austrália e Brasil.

Para a escolha, o comitê de premiação leva em consideração o emprego de práticas educacionais escalonáveis e inovadoras, que tenham resultados visíveis, causem impacto na comunidade, melhorem a profissão docente e ajudem os alunos a tornarem-se cidadãos.

O anúncio foi feito em vídeo pelo ator australiano Hugh Jackman, famoso pelo papel de ‘Wolverine’, para quem os professores são "os verdadeiros super-heróis", e que aproveitou para fazer uma declaração emocionada ao professor que o inspirou, Lisle Jones.

Atualmente em sua 5ª edição, o Global Teacher Prize já teve 2 brasileiros entre seus 10 finalistas: o capixaba Wemerson da Silva Nogueira, em 2017, quando o prêmio ficou com a canadense Maggie McDonnell, e o paulista Diego Mahfouz, em 2018, que viu a professora de artes britânica Andria Zafirakou levar o prêmio.

Veja os 10 professores na lista dos melhores do mundo:

  • Vladimer Apkhazava, professor de Educação Moral e Cívica da Escola Pública Chibati, Tbilisi, Geórgia;
  • Daisy Mertens, professora polivalente da escola comunitária De Vuurvogel, Helmond, Holanda;
  • Andrew Moffat MBE, professor de Educação para Saúde Pessoal e Social (PSHE) da escola comunitária Parkfield Community School, Birmingham, West Midlands, Reino Unido;
  • Swaroop Rawal, professor de Competências para a Vida, na escola de ensino fundamental Lavad Primary School, Gujarat, Índia;
  • Melissa Salguero, professora de Música na escola de ensino fundamental P.S.48 Joseph R Drake, no Bronx, Nova York, Estados Unidos;
  • Martin Salvetti, Chefe de Estudos Automotivos e Formação Profissional para Adultos, na EEST N°5 "2 de Abril" Temperley, Temperley, Buenos Aires, Argentina;
  • Yasodai Selvakumaran,professor de história, sociedade e cultura na escola de ensino médio Rooty Hill High School, Nova Gales do Sul, Austrália;
  • Hidekazu Shoto, professor de língua inglesa e de tecnologia da informação e comunicação na escola de ensino fundamental Ritsumeikan Primary School, Quioto, Japão;
  • Peter Tabichi, professor de matemática e física na escola de ensino fundamental Keriko Secondary School, Pwani Village, Nakuru, Quênia.

Via G1

Recomendados para você