Embaixador da NASA, garoto de 8 anos fará palestra no Science Day Jundiaí

Embaixador da NASA, garoto de 8 anos fará palestra no Science Day Jundiaí

"Todas as crianças podem escrever um livro. Todas!", enfatiza João Paulo Guerra Barrera, de apenas 8 anos. Apesar de novo, João já carrega um currículo admirável, sendo autor de três livros, que renderam ao garoto um prêmio da NASA e o título de autor bilíngue mais jovem do mundo. Junto com seus pais, João viaja pelo Brasil e outros países incentivando a criançada a fazerem o mesmo. 

Nesta terça-feira (26), João visitou a Emeb Ivo de Bona, no Residencial Jundiaí, e palestrou para as crianças do 5º ano. O tema foi a sua maior paixão: astronomia e como ele conseguiu, através de seus livros, receber um prêmio da NASA, agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

embaixador da nasa garoto de 8 anos fara palestra no science day jundiai 2O livro foi escrito em português e inglês. Foto: Tribuna de Jundiaí

Além de compartilhar todo seu conhecimento e como foi o processo de criação do livro, o pequeno autor distribuiu gratuitamente para quase 250 crianças seu livro "Aventuras no Espaço", escrito por ele em português e inglês. Ele fez questão de autografar um por um.

"Nos vemos no espaço"

Esse é o jargão usado por João no final de sua palestra. Além de apresentar o conteúdo do livro, o pequeno escritor abriu espaço para que toda a criançada pudesse tirar dúvidas. Animado, engraçado e muito agitado, João mostra que, apesar de tantos títulos, se diverte como toda criança.

Acompanhado dos pais, Margarida e Ricardo, o pequeno deixou claro todo o apoio familiar e mais: a naturalidade de uma criança de oito anos. "Nós entendemos que essa se tornou a missão da nossa família. Ele é feliz e não deixa de ter oito anos, apesar de ter uma facilidade intelectual. Não importa aonde ele vá ou esteja, ele trata as crianças iguais como são", contou a mãe ao Tribuna de Jundiaí.

embaixador da nasa garoto de 8 anos fara palestra no science day jundiai 1Quase 250 livros entregues e autografados. Foto: Tribuna de Jundiaí

Além das dúvidas, João também fez perguntas sobre ciências, astronomia e matemática e, segundo o garoto, essa é a sua missão de vida. "Minha missão é estimular crianças como eu a ler e a se interessar por engenharia, matemática, ciências, tecnologia, sustentabilidade e inovação”, conta João.

Depois de dividir todo conhecimento, João terminou a palestra motivando todos a acreditarem em seus sonhos. “Não importa a idade, o importante é a vontade de realizar os seus sonhos”, incentiva o pequeno. E complementou que a educação, o respeito, a coragem e a ação podem transformar qualquer nação.

Escritor desde os cinco anos de idade

João, que também está no 5º ano do ensino fundamental, é o mais jovem escritor bilíngue do mundo. O primeiro dos seus três livros publicados foi escrito por ele quando tinha apenas cinco anos e publicado quando ele estava com seis anos. Ele também leva o título de ganhador mais jovem a vencer um concurso mundial da NASA, o NASA AMES Space Settlement Contest 2017. Neste concurso, João competiu com mais de seis mil estudantes até 18 anos de idade.

embaixador da nasa garoto de 8 anos fara palestra no science day jundiai 3Foto: Arquivo Pessoal

Ele foi nomeado embaixador do NASA Science Day para educação no Brasil e, neste ano, participará da 2ª edição do Science Day Jundiaí, realizado nos dias 3 e 4 de abril.

E não para por aí: o pequeno também já foi recebido na sede a Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para discutir sobre as "dicas de respeito" contidas em seu segundo livro, já que elas estão em sintonia com os itens da Agenda 2030 da ONU.

Science Day Jundiaí

O Science Day é a maior feira de ciência do Brasil, realizada pela Nasa, agência espacial norte-americana, e organizada pela Prefeitura nos dias 03 e 04 de abril, no Parque da Uva.

Para participar, é preciso imprimir o ingresso no site até o dia 2 de abril ou até que seja atingido o limite máximo de 26 mil inscrições para os dois dias.

As inscrições para o evento seguem abertas e devem ser feitas pelo site. Quem não portar o ingresso no dia do evento não terá acesso ao Parque da Uva. Até o momento, cerca de 15,5 mil pessoas já garantiram participação.

No ano passado, Jundiaí realizou o maior Science Days da América Latina, com participação de 23 mil pessoas. Para este ano, será liberada essa mesma quantidade de ingressos para o evento. O Science Days integra as ações do programa Escola Inovadora.

No dia 03, a parte da manhã será de participação exclusiva de alunos dos 4ºs e 5ºs anos. A entrada do público em geral será permitida a partir das 12h. Já no dia 04 os portões serão abertos às 9h para todos os interessados. A programação completa do evento está disponível no site.

Recomendados para você