10 dicas para se preparar e ficar tranquilo no Enem

10 dicas para se preparar e ficar tranquilo no Enem

Nos dois primeiros domingos de novembro acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 5,5 milhões de estudantes devem participar da prova. A grande questão é: com o Enem se aproximando, vem também a preocupação e ansiedade.

Para ajudar os candidatos a terem uma prova mais tranquila, reunimos algumas dicas importantes com a ajuda do Colégio Campos Elíseos de Jundiaí. Vale a pena anotar e coloca-las em prática nos dias 4 e 11 de novembro. “Se preparar antecipadamente é a melhor forma de ter uma prova mais tranquila e, consequentemente, obter bons resultados”, ressalta Leandra Maia, diretora do colégio.

Lembrando também que a mudança para o horário de verão acontecerá no dia 4 de novembro, primeiro dia da prova. Fiquei atento para não perder hora!

Confira 10 dicas importantes para o Enem:

1 – Tenha uma boa noite de sono
Descanso é fundamental para aguentar as horas de provas com bom desempenho.

2 – Não deixe para estudar na véspera
“A preparação para o ENEM é fundamental. Ler e buscar se informar de assuntos atuais é importante para se dar bem na redação, por exemplo”, afirma Leandra.

3 – Se organize com antecedência
Não deixe para organizar os objetos que serão levados horas antes da prova. Deixe tudo pronto um dia antes, assim você evita qualquer eventual problema.

4 - Tomar um café da manhã equilibrado
Uma boa alimentação pode evitar sonolência e fome durante a prova.

5 – Conferir se pegou todos os itens importantes
Não se esqueça da caneta preta, de corpo transparente e documento original com foto. Aliás, é importante conferir também o local e a sala em que você vai realizar a prova.

6 - Bonés, toucas, gorros e relógios não são permitidos
Se atente aos itens proibidos nos locais de provas para não ter problemas.

7 - Escolha uma roupa confortável
“Os candidatos ficam horas na sala fazendo a prova, então ir de forma que se sinta confortável é importante para o bem estar durante o exame”, afirma a diretora.

8 - Leve algo para comer durante a prova
Mas lembre-se: água e lanche leve, como barrinha de cereais. Nada de coisas pesadas.

9 - Selfies nem pensar! Deixe o celular na bolsa e desligado
Sentir o celular vibrar na bolsa pode causar ansiedade. Além disso, tirar foto da prova pode causar a suspensão da sua participação. Para não se atrapalhar, deixe o aparelho desligado.

10 – Fique de olho no horário
Considere o trânsito local e a chegada do horário de verão. Afinal, ninguém vai querer chegar após o fechamento dos portões.

Recomendados para você