Como ajudar seus filhos na adaptação da volta às aulas?

Como ajudar seus filhos na adaptação da volta às aulas?

Logo logo as férias escolares acabam e a criançada precisa se adaptar novamente a rotina escolar, com estudos, dever de casa e provas. No começo pode ser difícil, pincipalmente para aqueles que estão entrando na escola pela primeira vez ou que estão de mudança para uma nova instituição, com novos professores, novas regras e novos amigos.

Nesse novo processo, é primordial que a escola demonstre preocupação com cada um dos alunos, passando segurança. “Além dos pais, a equipe que atua na escola tem um papel primordial para auxiliar nessa adaptação de volta às aulas, acolhendo e passando todas as informações para os alunos”, explica Leandra Maia Diniz, diretora do Colégio Campos Elíseos, de Jundiaí.

Quer saber mais como ajudar nessa fase de adaptação? Leandra separou algumas dicas e contou para o Tribuna de Jundiaí. Confira:

Aprenda a lidar com as emoções da criança

Caso seja a primeira vez que o seu filho está indo para a escola, é natural que ele se sinta mais sensível e inseguro. Nessas horas, estar do lado dele é primordial, reforçando o quanto a escola é importante e deixando claro que essa fase vai passar, que ele vai superar. Seja firme, tenha paciência e dê seu colo quantas vezes forem necessárias, sempre deixando claro que, apesar disso tudo, ele precisa ir para a escola.

Deixe claro o que a aguarda

É sempre primordial que os pais estejam inteirados em tudo que vai acontecer na escola. Quanto mais presente você for, mais fácil para a adaptação, seja nos primeiros dias, seja durante os próximos anos em que ela vai estar na escola. Se possível, adiante a criança sobre o que a aguarda no período escolar que irá iniciar, sempre de forma positiva, fornecendo ânimo e animação para o novo ano que está por vir.

Acorde os pequenos mais cedo

Não tem jeito: no começo é difícil se acostumar, ainda mais depois dos dois meses acordando mais tarde. Então, acorde seu filho mais cedo, pelo menos nos primeiros dias, para que ele comece a se acostumar com a nova rotina, readaptando-o as atividades diárias. No começo, pode ser que a criança sinta mais sono no período da manhã, então esse horário a mais serve para que vocês possam fazer as coisas com calma, sem pressa, para chegar na escola a tempo e com tranquilidade.

Soneca é importante

No começo, caso o seu filho não estude período integral, a ‘sonequinha’ do horário da tarde pode ser bem útil. Como estamos falando em período de adaptação, no começo o relógio biológico pode ficar um pouquinho desajustado, de modo a deixar os pequenos com mais sono, principalmente depois da aula e do almoço.

Informe tudo a escola

Caso algo de impacto tenha ocorrido nas férias, é primordial avisar a escola, já que certas situações, como por exemplo divórcio ou a chegada de um novo irmão, podem acabar influenciando no rendimento escolar. A escola precisa estar ciente daquilo que pode acabar interferindo no rendimento dos alunos.

Balanço do que já passou

Para os pequenos que estão voltando a mais um ano escolar, é primordial que os pais façam um balanço de tudo que aconteceu no ano anterior. Avalie as notas, avalie a rotina da criança, veja se todas as atividades extracurriculares feitas no ano passado, ainda condizem com a rotina da criança neste novo ano. É sempre necessário que tenha um tempo livre para brincadeiras.

Recomendados para você