Circo Stankowich estreia em Jundiaí na sexta (7)

Circo Stankowich estreia em Jundiaí na sexta (7)

Respeitável público, na sexta-feira (7), Jundiaí recebe um dos maiores e mais tradicionais circos do Brasil. O Circo Stankowich vai passar pela cidade com o seu novo espetáculo e estará localizado na Avenida Frederico Ozanan, ao lado do Extra.

À equipe do Tribuna de Jundiaí, Marcio Stankowich Jr. contou que a previsão é que o circo fique na cidade até o final de janeiro. E tem notícia boa para os nossos leitores: vamos sortear ingressos para o espetáculo.

Entre as atrações que prometem conquistar adultos e crianças, estão dinossauros gigantes, vingadores trapezistas voadores, o globo da morte com quatro motos, mágicos, palhaços e as maravilhosas águas dançantes de Las Vegas. "É um espetáculo surpreendente, simplesmente o melhor. Bravíssimo!", conta a organização.

"Nós temos duas unidades e cada uma tem mais de 80 pessoas em todos os setores, entre artistas e funcionários da parte técnica", conta Marcio, falando sobre a equipe que ajuda em todo o trabalho que envolve o espetáculo. 

Além de conquistar pelas apresentações, a organização e estrutura do circo também chama a atenção de todos. A montagem conta com estacionamento próprio, hall de entrada, área de alimentação, acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiros, saídas de emergência, área de camarote, palco circular, gerador próprio de energia e capacidade para 1.200 pessoas.

Mais de 150 anos de história e tradição

De origem romena, o Circo Stankowich mantém uma tradição de mais de 150 anos e vai transmitindo a arte circense de geração para geração.

Tudo começou com Pedro Stankowich e sua família, que chegaram à América do Sul no ano de 1850, fugindo da primeira grande guerra que acontecia naquele momento na Europa. Pedro Stankowich chegou ao Brasil em 1856 somente com os animais adestrados, pois tinha perdido todo o circo.

Junto com outras famílias circenses, passaram por lugares como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na passagem por Minas Gerais, a equipe ficou numerosa e teve que se dividir, pois estava difícil todos trabalharem juntos.

Ao chegarem em Soledade, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, Constantino Stankowich, filho de Pedro Stankowich, conheceu Aurora que era professora e tinha 21 anos quando o circo passou por ali. Eles se casaram e ela decidiu seguir junto com o circo.

O casal teve filhos e um deles foi Antônio Stankowich, que fez parte da 4ª geração do circo. Ele foi acrobata, malabarista, equilibrista, trapezista e palhaço, apelidado de "Lamparina", nome herdado de avós e tios. Aos 23 anos teve o privilégio de assumir como diretor, proprietário do circo e  ficou incumbido da responsabilidade pela família e pelos funcionários.

Com o passar dos anos, tiveram que contratar artistas para resgatar a cultura do circo, ameaçada pelas atrações televisivas da época. O circo que era de médio porte, com os anos se tornou um dos maiores do Brasil.

Atualmente, o circo é administrado por Antônio Stankowich na companhia dos filhos Marlom e Márcio Stankowich, que exercem as funções de trapezistas, domadores, malabaristas, técnicos e diretores dos espetáculos. Eles fazem parte da 5ª geração do circo.

O circo já viajou por quase todos os países da América do Sul e por todos os Estados do Brasil e já ganhou diversos prêmios como Melhor Circo, Melhor Iluminação e Arte, nos anos de 1995 e 1996, respectivamente. Em 1997, o circo recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo Circense, Melhor Malabarista, Melhor Trapezista Solista, Melhor Trope de Laços e Chicotes e Melhor Locutor.

Ainda em 1997, Antônio Stankowich (Lamparina) foi homenageado pelo "Dia do Palhaço" com uma placa feita pelo Governo de São Paulo, que o consagrou como um dos palhaços mais antigos.

O espetáculo

O circo estreia o espetáculo no dia 7 de dezembro, sexta-feira, e vai funcionar de segunda a sexta, às 20h, e aos sábados, domingos e feriados às 15h, às 17h30 e às 20h. Imprimindo a imagem abaixo e apresentando na bilheteria, o ingresso sai por R$ 19,99 (valor único) para crianças a partir dos 2 anos e adultos nas cadeiras laterais.

circo stancowich estreia em jundiai na sexta 7 10

Quem acompanha o Tribuna de Jundiaí, pode ficar ligado, pois faremos sorteio de diversos ingressos em nossa página do Facebook.

Para mais informações dos espetáculos, acesse a página oficial do Circo Stankowich no Facebook. A bilheteria do circo abre às 19h de segunda a sexta e às 14h aos sábados, domingos e feriados.

Recomendados para você