Prepare uma ceia de Natal econômica e saborosa com ingredientes simples

Prepare uma ceia de Natal econômica e saborosa com ingredientes simples

Natal é tempo de confraternizar, reunir a família e amigos. Nesta época, o planejamento sobre a ceia e a festa é uma preocupação para o anfitrião. Sempre repleta de várias opções de entradas, pratos principais e sobremesas, o cardápio deve ser completo e saboroso. Mas é possível conseguir isso, com receitas simples e econômicas, ideal para quem não está podendo gastar muito.

O Chef de Cozinha, Ricardo Stolfi conta que economizar na hora de comprar os ingredientes da ceia pode ser uma saída, substituindo ingredientes típicos mais caros por similares de menor custo, que também podem compor uma ceia deliciosa.

E para lhe ajudar nesse desafio, o Chef de Cozinha, Ricardo Stolfios preparou três receitas simples para fazer uma ceia de Natal econômica e com muito sabor. Confira!

Farofa de bolacha

Ingredientes

- 400g de bolacha água e sal

- 4 colheres de sopa de margarina

- 1 cebola picada

- 6 dentes de alho picados

- 1/2 xícara de amendoim picado

- 1 xícara de uva passas

- 2 xícaras presunto em cubinhos

- sal a gosto

- pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a margarina, a cebola, o alho e deixe dourar levemente. Adicione o presunto, o amendoim e as uvas passas, além da bolacha já triturada. Tempere com sal e pimenta.

Frango assado recheado com farofa

Ingredientes​

- 1 frango inteiro

- 8 dentes de alho

- 1 limão

- 1 laranja

- 2 colheres de sopa de margarina

- 2 colheres de sopa de azeite

- 2 xicaras de chá de farinha de mandioca

- sal a gosto

Modo de preparo

- Frango

Lave o frango, tire os miúdos que vem dentro e reserve. Em uma tigela funda, coloque o frango lavado e esprema o limão. Adicione metade do alho espremido, sal e deixe descansar enquanto prepara a farofa para o recheio.

- Farofa

Pegue os miúdos do frango e coloque em uma panela com uma pitada de sal e um pouco de água. Cozinhe até ferver e depois, escorra, corte em cubinhos e reserve. Em uma panela em fogo baixo acrescente a margarina e o alho picado e frite até dourar. Acrescente os miúdos em cubinho e deixe fritas por 5 minutos. Após, acrescente a farinha de mandioca e mexa até dourar.

- Montagem do frango

Coloque o frango que já está temperado em uma assadeira. Com a ajuda de uma colher, coloque a farofa dentro do frango pela a abertura que já vem no frango. Corte a laranja no meio e esprema em cima do frango, em seguida derrame o azeite. Leve ao forno a 180°C até que o frango esteja bem dourado por cima. Use a outra metade da laranja para decorar o prato.

Gelado de abacaxi

Ingredientes

 

- 1 abacaxi cortado em cubos

- 1/2 xícara de (chá) de açúcar

- 500ml de água

- 200g de creme de leite

- 390g de leite condensado

- 1 envelope de gelatina sabor abacaxi

Modo de preparo

Prepare a gelatina como mostra no envelope e reserve. Em uma panela coloque o abacaxi picado em cubos, a água e o açúcar. Ferva uns 15 minutos e reserve. No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, a gelatina sabor abacaxi e bata bem até ficar bem uniforme. Incorpore o creme no abacaxi cozido, mexendo bem. Em um refratário de vidro, coloque o creme pronto e leve ao refrigerador por 4 a 5 horas. Depois é hora de servir.

​Via: NSC Total

 

Recomendados para você