Ano Novo em Florianópolis terá fogos sem barulho em respeito aos animais

Ano Novo em Florianópolis terá fogos sem barulho em respeito aos animais

O ano novo em Florianópolis será inesquecível para os animais. A ilha da magia saiu na frente ao anunciar que a tradicional celebração do novo ciclo será protagonizada por fogos de artifício silenciosos.

Todos saem ganhando. Com menos barulho, cachorros, gatos e pessoas com autismo vão poder saborear a chegada de 2019 sem medo.

A ausência de ruídos intensos é resultado da mistura de bombas silenciosas com uma técnica química que faz com que os fogos sejam queimados mais lentamente. Aliás, o método é tendência em cidades brasileiras.

A novidade em Floripa é resultado da pressão exercida por tutores de cães e gatos e familiares de pessoas com autismo. Com sensibilidade auditiva maior do que os seres humanos, os animais ficam nervosos e agitados com o barulho dos fogos de artifício. Existem, inclusive, diversos registros de animais mortos por causa do barulho excessivo provocado pelos rojões.

“Há tempos nós já tínhamos esta demanda por mudanças no show de fogos. Recebemos fotos e vídeos mostrando como os cães e as crianças ficam agitados com o barulho, e decidimos usar a menor quantidade possível de fogos que a tecnologia permitir”, declarou à Gazeta do Povo o secretário municipal de turismo, Juliano Richter Pires.

Para poupar os pets, veterinários recomendam tratamentos homeopáticos e com tranquilizantes dias antes da festa.

Assim como em anos anteriores, a queima de fogos vai durar por volta de 15 minutos. O evento oferece ao público ainda um show pirotécnico de água.

Em Jundiaí, vereadores rejeitaram a proibição

Em junho de 2017, o plenário Câmara Municipal de Jundiaí realizou uma Sessão Ordinária por conta do projeto de lei de autoria dos vereadores Faouaz Taha, Leandro Palmarini, Paulo Sergio Martins e Rafael Antonucci que pretendia proibir a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de efeito sonoro.

Diversos vereadores subiram à Tribuna para expor seus pontos de vista – alguns favoráveis e outros contrários ao texto. O resultado foi a rejeição do projeto, com um placar de 12 votos contrários, 5 votos favoráveis e uma abstenção.

De um lado da plateia estavam os comerciantes de fogos de artifício, representantes de entidades voltadas à pirotecnia, membros de torcidas organizadas e simpatizantes ao uso de fogos de artifício. Do outro, grupos defensores dos animais, entidades voltadas à defesa das pessoas com deficiência e munícipes favoráveis à aprovação do projeto.

Fonte: Hypeness / Câmara Municipal de Jundiaí

Recomendados para você