Verão será marcado por maior incidência de raios no Brasil

Verão será marcado por maior incidência de raios no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que o verão de 2019 será marcado por uma incidência maior de raios no Brasil. Na região Sudeste, os raios devem aumentar de 20% a 30%. Especialistas alertam a população para redobrar os cuidados nesta época do ano.

Até o momento, quatro pessoas morreram por conta de raios no Brasil, duas delas, mãe e filha, atingidas por um fenômeno raríssimo, o 'raio de céu azul', que acontece mesmo quando não há formação de tempestade.

LEIA MAIS

Mãe e filha são mortas em SP por fenômeno raríssimo: 'raio do céu azul'
Raio atinge casa em Indaiatuba e provoca incêndio

No entanto, como é um fenômeno raríssimo, grande parte deles se dá da mesma maneira: com tempestades, quando o tempo fecha. Neste caso, há como se prevenir.

Para se proteger dos raios, o Inpe recomenda evitar atividades ao ar livre e em campo aberto, como gramados e praias; ficar ao lado de carros, tratores, árvores ou cercas; andar de bicicleta ou moto e encostar em objetos metálicos ou que conduzem eletricidade, como telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores; e também não se acolher em um abrigo aberto, como toldos e varandas.

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, Osmar Pinto Junior, explica que, no verão, temperaturas mais altas facilitam a formação de tempestades, consequentemente, de raios.

“Cerca de 80% dos raios que ocorrem no Brasil são no verão”, disse. “Nesta época do ano, as pessoas vão para praias e ficam mais expostas. A regra básica é que quando você estiver ao ar livre, na praia ou no campo, durante uma tempestade, deve buscar abrigo em carro ou em residência”, ressalta.

“Se você for atingido por um raio diretamente, estar calçado não vai fazer diferença. Mas se cair próximo a você, dependendo da distância e intensidade, estar com sapato de borracha pode ser fundamental para salvar sua vida, mas só se for baixa intensidade”, completa o coordenador.

No Brasil, de acordo com o intutito, entre 2012 e 2017 caíram uma média de 77,8 milhões por ano em toda a extesão territorial.

Recomendados para você