Novidade: Airbus aposta em aviões sem piloto

Novidade: Airbus aposta em aviões sem piloto

Depois dos carros sem motorista, chegou à vez dos aviões sem piloto. Esta é uma novidade planejada pela fabricante de aviões Airbus e debatidas na conferência Digital Life and Design, no Sul da Alemanha.

 

Embora o piloto automático não seja uma novidade tecnológica, a diretora de tecnologia da Airbus, Grazia Vittadini, disse que a companhia espera que os avanços atuais em inteligência artificial ajudem a criar aviões completamente autônomos, sem a necessidade de pilotos.

“É isso que estamos investigando, a inteligência artificial, para liberar pilotos de rotinas mais simples”, disse Vittadini em entrevista ao diretor de tecnologia da Accenture, Paul Daugherty.

Atualmente, a empresa está trabalhando na mudança para operações com piloto único, com vistas à total autonomia dos aviões mais adiante.

Executivos de companhias aéreas, apesar de relutantes em falar sobre o assunto, se beneficiariam de aviões autônomos, sem piloto, para cortar custos e lidar com a contínua escassez de pilotos qualificados. O maior desafio para os fabricantes, como a Airbus, é convencer as autoridades reguladoras a aprovar a tecnologia, disse Vittadini.

“Explicar as características da inteligência artificial é um grande desafio para nós quando se trata de certificar produtos”, declarou Grazia.

Fonte: O GLOBO

Recomendados para você