Julio e Julinho começam o ano com tudo

Julio e Julinho começam o ano com tudo

Primeiro foi Julio César Vidal Martins, 33 anos, que conquistou a medalha de ouro no campeonato internacional da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), em Lisboa, no dia 18 de janeiro. Mais precisamente duas medalhas: a de campeão meio-pesado faixa azul até 88kg e absoluto máster 1. Em fevereiro, o filho Julio César Suzigan Martins, 11, seguiu o caminho de campeão do pai e se tornou bicampeão do PanKids da IBJJF, realizado em Long Beach, Califórnia (EUA), no último dia 18.

Os bons resultados de Julio e Julinho são fruto de muito treino e dedicação, além da paixão de pai e filho pelo jiu-jitsu. Julio é guarda municipal de Jundiaí e iniciou no esporte em 2014. No ano seguinte, o filho começou a acompanhar o pai nos treinos, gostou e não parou mais. Hoje, eles treinam juntos na academia de luta Keisei com o professor Filippi Mattos e também com o professor Antonio Lopomo, o Pitico, nas aulas gratuitas pelo projeto da Prefeitura de Campo Limpo Paulista. Eles integram a equipe Barbosa e representam a região de Jundiaí nas competições.

No caso de Julinho, ele ainda tem o terceiro treinador que é o próprio pai. Nas competições, Julio sempre está na beira do tatame incentivando e orientando o filho nas lutas. Para ele é um privilégio treinar com o filho e acompanhar a sua evolução. “Treinamos todos os dias juntos e a cobrança é de ambas as partes. Sempre estamos buscando corrigir os erros um do outro”, informa Julio.

Com o bom resultado conquistado nos EUA, Julio alcançou o primeiro lugar no ranking da IBJJF na faixa azul e quando retornou ao Brasil subiu para a faixa roxa. Já Julinho passou para a amarela no final do ano passado e o pai destaca o bom nível do filho mesmo mudando de faixa. “No PanKids ele lutou contra atletas que tinham mais tempo de faixa do que ele, foram dois americanos e um canadense. Mesmo passando de nível ele se mantém conseguindo ótimos resultados”, destaca o pai orgulhoso.

Irmão de tatame

Nas aulas com o professor Filippi em Jundiaí e Pitico em Campo Limpo Paulista, Julinho costuma treinar junto com o jovem Caique Cabral, 11 anos, que também trouxe medalhas na última edição do PanKids, realizado nos EUA. Caique se tornou vice-campeão na categoria amarela até 50kg. No ano passado, Caique havia conquistado o ouro na mesma competição pela faixa cinza.

julio julinho caique filippi min

Assim como Julinho, Caique também tem grande incentivo dos pais, Eliza e Edson, que acompanham o filho nos treinos e nas lutas. Na opinião do professor Pitico, o apoio dos pais é fundamental para a evolução dos filhos, uma vez que o poder público não oferece nenhum tipo de incentivo ao garotos. “A gente não costuma ver esse apoio de todos os pais e o sucesso destes dois meninos é muito mérito dos pais deles, que estão acompanhando e incentivando. Isso é uma coisa maravilhosa”, destaca.

Para Filippi Mattos os dois jovens lutadores têm grande potencial de se destacarem ainda mais no futuro. “Eles são muito dedicados e não faltam aos treinos, tanto aqui como com o Pitico em Campo Limpo Paulista. Além de serem campeões, são seres humanos exemplares, estudiosos, respeitosos aos pais e com os amigos de treino”, elogia o mestre.

 

Recomendados para você