Atleta de Jundiaí é campeã da meia maratona no Chile

Atleta de Jundiaí é campeã da meia maratona no Chile

A jundiaiense Zenaide Vieira, 33 anos, é professora de Educação Física e ex-atleta. Logo no começo de abril, Zenaide conquistou o primeiro lugar de uma meia maratona em Santiago, no Chile.

Zenaide dedicou, por anos, sua vida aos treinos e competições. Participou da Olímpiada em 2008 e dos Jogos Pan-Americanos em 2007. "Eu vivia só de esportes, mas por conta de lesões, eu não conseguia me manter mais como atleta. Eu adiantei a minha aposentadoria e passei a dar aulas de corrida", conta..

atleta de jundiai e campea da meia maratona no chile 2Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Quando decidiu dar aula, a turma contava apenas com quatro pessoas. Atualmente, a equipe é formada por 200. "Fico muito feliz de poder incentivar e trazer essa galera toda pra esse esporte que eu amo e conduziu a minha vida até aqui", conta.

A ideia de ir para o Chile e participar das provas, veio dos próprios alunos. Zenaide viajou para o Chile com 20 deles. Alguns participaram da maratona, corrida com distância oficial de aproximadamente 42 km e, outros, da meia maratona, corrida com 21 km.

Zenaide participou da meia maratona e conquistou o primeiro lugar.. Ela contou ao Tribuna de Jundiaí que correu com uma cobrança menor, já que não estava competindo profissionalmente.

atleta de jundiai e campea da meia maratona no chile 3Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A atleta contou que não conhecia as adversárias e, logo na largada, uma atleta disparou na frente. Para não abusar, foi correndo no seu próprio ritmo. Na altura do quilômetro cinco, Zenaide alcançou a quarta colocação e se manteve no ritmo até os 10,5 km.

Quando chegou aos 15 km, Zenaide alcançou o terceiro lugar e começou a aumentar o ritmo da corrida aos poucos para chegar mais perto das outras competidoras. Faltando poucos metros para a linha de chegada, a jundiaiense passou para o primeiro lugar, ganhando a prova por dois minutos e cinco segundos de diferença.

O esforço para completar e, de quebra, vencer a corrida, fez Zenaide comemorar. E não só por ela, mas pelos alunos também. "Eu fiquei ainda mais feliz por eles. Foram cinco maratonistas que terminaram a prova bem, bateram suas metas e conseguiram chegar no tempo que havíamos programado", explica.

atleta de jundiai e campea da meia maratona no chile 4Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A atleta destaca que, durante a corrida, todos passaram por dificuldades, principalmente pelo calor. "Alguns passaram mal, outros tiveram cãibra. A hidratação lá foi bem ruim, pois o pessoal passava muito tempo sem beber água e o ar é muito seco e poluído. No dia da prova, veio uma onda forte de calor e pegamos mais de 30º".

Apesar de tudo, Zenaide afirmou que, tanto ela quanto o grupo, voltaram satisfeitos pelas conquistas.

Recomendados para você