Debea orienta sobre cuidados com os pets

Debea orienta sobre cuidados com os pets

As festas de final de ano são, por tradição, regadas por muita comida, bebida e os conhecidos fogos de artifício, temidos pelos animais de estimação. O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) orienta sobre os cuidados adicionais com os cães e gatos para o período, evitando problemas como fugas e até acidentes graves.

De acordo com a diretora do DEBEA, Alessandra Benedetti Ferreira, os cães sofrem com som dos fogos de artifício. “A audição dos cães é aguçada, por isso, o estouro dos fogos incomoda muito. O indicado é que sejam mantidos junto aos cuidadores, de forma que recebam atenção e se sintam protegidos, em ambiente da casa ou apartamento, isolados dos barulhos. Se possível, as janelas devem ser vedadas para evitar a o som”, detalha.

Em caso de festas na residência, os portões devem ter atenção especial, já que os animais podem fugir para a rua durante a comemoração, situação que os expõe a acidentes como atropelamentos. A contenção com correntes nunca é indicada, segundo a veterinária, pois geram riscos, como o enforcamento.

Recomendados para você