Mata Ciliar resgata lobo-guará em Serra Negra

Mata Ciliar resgata lobo-guará em Serra Negra

Um lobo-guará com aparência saudável havia sendo observado há certo tempo próximo de uma fazenda em Serra Negra (SP). Nesta semana, o animal foi encontrado dentro de um galpão, debilitado, magro e com sarna.

 

Imediatamente, o proprietário da fazenda e seus funcionários chamaram ajuda para o resgate. O lobo-guará foi trazido até a Associação Mata Ciliar, onde passará por exames.

Independente do prognóstico é fácil constatar que os animais estão sofrendo por falta de seu habitat natural, com a urbanização, escassez das áreas florestais e a proximidade de animais domésticos, trazem doenças e sofrimentos aos animais, como o lobo-guará, que muitas vezes morrem ser receber tratamento.

A participação das comunidades rurais é fundamental para a proteção e preservação da fauna, já que convivem diariamente com eles.

Lobo-guará

O lobo-guará é uma das espécies que mais corre risco de extinção no Brasil. Somente no ano passado, a Mata Ciliar recebeu cinco animais, vítimas de atropelamentos.

Estudos apontam que a espécie pode desaparecer da natureza nos próximos 20 anos.

Conheça o Projeto Guará, uma iniciativa da Associação Mata Ciliar para preservar o lobo e sua casa: http://mataciliar.org.br/projetoguara/.

Recomendados para você