Polícia de Itupeva evita mais um caso de feminicídio

Polícia de Itupeva evita mais um caso de feminicídio

Uma ação de Polícia Civil de Itupeva impediu uma tragédia anunciada. Uma moradora da cidade denunciou o ex-companheiro, que estava perseguindo-a após o término do relacionamento. De acordo com a vítima, desde julho de 2018, ela viveu dias de pânico.

Em entrevista ao portal Itupeva Agora, a vítima contou que era ameaçada através de ligações e mensagens. O ex enviava fotos de armas ameaçando tirar a vida dela, assim como machucar familiares e amigos.

Um dos fatos mais graves foi quando o indivíduo foi até um shopping em Jundiaí para tentar agredi-la e, não tendo sucesso, o agressor quebrou o veículo da vítima.

LEIA TAMBÉM:
Ex-marido mata mulher com 23 facadas em Itupeva
Preso homem que matou ex com 23 facadas em Itupeva

Após juntar todos os fatos, provas e boletins de ocorrência das ameaças, a mulher conseguiu o mandado de prisão, expedido pelo Delegado de Itupeva, Adalberto Ceolin.

Ao saber do mandado de prisão, o homem foi até a casa da vítima, que acionou a Guarda Civil logo que o identificou. A GCM agiu rápido e prendeu em flagrante o agressor.

Ao Tribuna de Jundiaí, o delegado Adalberto disse que, em casos como esse, a vítima deve ir até à Delegacia e registrar a ocorrência. "Se ela [vítima] quiser pedir a medida protetiva, nós encaminhamos ao Fórum e o Juiz pode conceder ou não. Normalmente, nos casos mais graves, a medida é concedida".

Ceolin contou também que, em alguns casos, o agressor é autuado em flagrante pela agressão. Em outros casos, a vítima vai à Delegacia depois de sofrer agressão e é feito o processo descrito acima.

Questionado pela nossa equipe quanto ao crescimento dos casos, o delegado afirmou que o registro de casos aumentou nos últimos tempos, mas não é um fato isolado da cidade. Para ele, não houve aumento dos casos em si, o que mudou é que as mulheres se sentem mais confiantes para buscar ajuda e denunciar as agressões.

"Creio que essa violência era abafada e sufocada dentro dos lares. Hoje, as mulheres estão mais orientadas e instruídas a respeito. Depois desses casos que foram levados a público, várias mulheres têm nos procurado para noticiar agressões e pedir proteção", diz.

O delegado afirmou também que a equipe policial está preparada para lidar com casos de agressão contra mulheres, mas sempre fazem reuniões e capacitações para se atualizarem sobre o assunto e assim, agirem da melhor forma possível.

Recomendados para você