Adega de Jundiaí já serviu 'Vinho do Papa' em duas visitas ao Brasil

Adega de Jundiaí já serviu 'Vinho do Papa' em duas visitas ao Brasil

Jundiaiense que é jundiaiense certamente se sentiu orgulhoso quando o papa Bento 16, em 2007, se serviu e utilizou para celebrações o vinho da Adega Maziero, de Jundiaí. A adega que produz o "Vinho do Papa", como costumeiramente é chamada em Jundiaí, já serviu também o Papa Francisco, quando o mesmo veio para o Brasil celebrar a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

O Tribuna de Jundiaí foi visitar a adega, que fica no coração da zona rural do Caxambu, região que abrigou (e ainda abriga) muitas famílias de italianos que vieram para Jundiaí no século passado - e que contribuíram com a história da uva e do vinho jundiaiense.

Quem recebeu a reportagem foi Clemente Maziero, filho de Pedro Maziero, que foi quem decidiu lá em 1954, ainda criança, vender os vinhos produzidos na propriedade. A partir daí, a família além de comercializar uva, passou a produzir vinho para manter a tradição. 

maziero e vinhedos 20

Na adega, além da degustação e venda de vinhos, há também outras bebidas produzidas pela família, como a jeropiga e a bagaceira, feita da casca da uva. Há também pães, geléias, suco de uva e crústuli, todos caseiros. A decoração é toda rústica e vários barris complementam o cenário.

"Por ano, são produzidos de 60 a 70 mil litros de vinho. São 10 hectares e mais de 60 mil pés de uva, como niágara, niágara rosada, bordô e moscato", contou Clemente Maziero. 

maziero e vinhedos 86

Mas a adega ficou mesmo famosa depois de 2007, quando o Papa Bento XVI escolheu o vinho rosê suave do local para celebrar a missa de sua vinda ao Brasil. "Uma comissão de bispos veio até aqui e colheu uma amostra do vinho. Depois de análises, nosso vinho foi escolhido como o que mais tinha pureza", lembrou Clemente. 

Já na segunda vez a indicação foi feita por padres, que levaram o vinho até Aparecida, onde a missa pelo Papa Francisco seria celebrada, e o vinho foi novamente selecionado. "Os rótulos escolhidos para um almoço foram os vinhos moscato seco e bordô seco e para a celebração foi o rosé", disse.

adega de jundiai ja serviu vinho do papa em duas visitas ao brasil1 
A Adega Maziero fornece vinho para cerca de 20 igrejas paulistas, que usam a bebida durante as missas. Nas celebrações da religião católica, o vinho simboliza o sangue de Jesus Cristo.

maziero e vinhedos 44

Serviço 

Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 - Caxambu, Jundiaí
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h, e de domingo das 8h às 16h
Telefone: (11) 4584-1810

Recomendados para você