Lugares históricos para visitar em São Paulo

Lugares históricos para visitar em São Paulo

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 465 anos. Para celebrar a data, nada melhor do que conhecer os locais que marcaram a história da cidade.

Para quem mora na capital, no dia 25, sexta-feira, será feriado municipal. Já para quem é do interior, vale procurar visitar esses lugares em outros dias, até mesmo aos finais de semana.

Abaixo você confere algumas opções de pontos históricos imperdíveis para visitar pela cidade. Confira:

1. Pateo do Collegio

lugares historicos para visitar em sao paulo 1O local conta com uma réplica da capela construída em 1896.

O Pateo do Collegio é o local onde a maior metrópole do hemisfério sul foi fundada. Foi o local escolhido pelos jesuítas como base para seus trabalhos de catequese dos índios locais, em meados do século XVI. Na ocasião em que proclamou a independência do Brasil, foi no Pateo do Collegio que o imperador D. Pedro I se instalou.

Endereço: Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h. Fechado das 12h às 13h.

2. Parque da Independência

lugares historicos para visitar em sao paulo 2O Parque foi inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga.

Outra visita histórica que se pode realizar em São Paulo é ao Parque da Independência, onde estão importantíssimos elementos históricos relacionados à Independência do país, como o Museu do Ipiranga. Sediado em um prédio inaugurado ao final do século XIX, o acervo do museu possui mais de 125.000 peças relacionadas a história do Brasil.

Apesar de não ser possível atualmente visitar o museu, que está passando atualmente por restauração, apreciar a arquitetura do edifício e a do Parque da Independência já seria programa interessante, mas também ali se localiza o Monumento à Independência. Ali estão guardados os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas e é localizado onde acredita-se que a independência do Brasil foi proclamada, às margens do rio Ipiranga.

Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga

Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h

3. Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

lugares historicos para visitar em sao paulo 3Ao longo de quase dois séculos, já formou inúmeras personalidades notórias da história do Brasil.

No Largo de São Francisco, um prédio de arquitetura belíssima abriga a mais tradicional faculdade de Direito do Brasil. Seu pátio central é descoberto e, ao seu lado, possui um monumento em homenagem aos seus estudantes mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Os arcos que o circundam renderam à faculdade o singelo apelido de Arcadas. De inegável importância histórica, a instituição formou nada menos do que nove presidentes da República e protagonizou momentos históricos do país, como o das 'Diretas Já' e o impeachment de Fernando Collor em 1992.

4. Mercado Municipal

lugares historicos para visitar em sao paulo 4Conhecido como 'Mercadão', o local é reconhecido como patrimônio da cidade de São Paulo.

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo foi construído para servir como o principal entreposto comercial da cidade, se destacando atualmente por sua grande variedade de cereais, frutas, verduras, carnes e especiarias.

Trata-se de uma ótima opção para o turista, que, além de apreciar a sua bela arquitetura, pode aproveitar o seu espaço gastronômico para saborear seus famosos sanduíches de mortadela e suas frutas exóticas.

Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingo, das 6h às 16h

5. Catedral da Sé

lugares historicos para visitar em sao paulo 5 1 1A sua construção começou em 1913 e terminou cerca de 40 anos depois.

A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, precisamente no quarto centenário da cidade. Sua cúpula possui estilo renascentista e, no entanto, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo.

Palco de famoso ato ecumênico realizado durante a ditadura militar brasileira, a praça guarda, em sua cripta, os restos mortais de personalidades como o Cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas José de Anchieta, fundador da cidade, e Manuel da Nóbrega.

Endereço: Praça da Sé, s/n - Sé

Horários de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 18h.

6. Parque do Ibirapuera

lugares historicos para visitar em sao paulo 6O Parque é um dos locais mais fotografados do mundo.

Também em 1954, ano do quarto centenário de São Paulo, foi inaugurada uma de suas mais importantes áreas de lazer. O Parque do Ibirapuera é o mais conhecido e frequentado parque da cidade e tem importância histórica que ultrapassa o aniversário de 400 anos da cidade.

No Ibirapuera estão localizados o Pavilhão da Bienal, sede da maior exposição de arte moderna da América Latina, o Obelisco, construído em homenagem aos soldados que lutaram por São Paulo em 1932 e, ainda, o monumento às Bandeiras, de Vitor Brecheret.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Horários de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 0h

Recomendados para você