Pesquisa aponta contaminação em 90% de saladas prontas de delivery e fast food

Pesquisa aponta contaminação em 90% de saladas prontas de delivery e fast food

Muitas vezes queremos aliar boa alimentação com praticidade e, em meio à isso, há quem peça salada ou verduras embaladas via delivery ou fast food. No entanto, a ideia do 'pronto para consumo' pode não ser nada boa: uma pesquisa feita em Campinas (SP) encontrou bactérias em 90% das amostras de saladas analisadas, com micro-organismos causadores de infecções intestinais, pulmonares e até faringite.

A pesquisa foi feita pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, que analisou amostras de saladas in natura, sendo 12 provenientes de entregas delivery e oito de fast food. Dezoito delas continham coliformes fecais em quantidade dez vezes maior do que o tolerável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Saladas à base de verduras e legumes crus, temperados ou não, em molho ou não, o limite é de 100 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por grama ou mililitro. Deve ter total ausência de salmonella", diz nota da Anvisa.

"O que surpreendeu foi a quantidade de coliformes que estavam presentes nas amostras. A Anvisa preconiza em torno de 10², ou seja, 100 [coliformes por grama]. Nós encontramos dez vezes mais. A gente quer chamar a atenção dessas pessoas que comercializam esses produtos", afirmou a doutora em ciências de alimentos, bióloga, professora e coordenadora do estudo, Rosana Siqueira, em entrevista ao Portal G1.

Dentre as bactérias, a Pseudomonas Aeruginosa foi identificada em quantidades acima de 1,2 milhão em uma única amostra proveniente de entrega delivery. Outra bactéria que chamou a atenção foi a Staphylococcus Aureus, presente habitualmente nas fossas nasais. A ingestão dela pode provocar intoxicação alimentar.

Bolores e leveduras também estavam presentes nas amostras de saladas, o que significa falta de higienização.

Higienização

Para eliminar micróbios patogênicos e parasitas, uma boa higienização dos alimentos crus é fundamental. Para isso, além de água corrente, também pode usada água sanitária. Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por cerca 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

A Anvisa conta com algumas recomendações. São elas:

- Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um);

- Coloque de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro);

- Enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;

- Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;

- Manter sob refrigeração até a hora de servir.

 

Recomendados para você