Novembro Azul: UBSs se mobilizam para ações de saúde dos homens

Novembro Azul: UBSs se mobilizam para ações de saúde dos homens

A chegada do mês de novembro lembra a população dos cuidados com a saúde dos homens, especialmente relacionadas ao câncer de próstata. As Unidades Básicas (UBS) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) se organizam para enfatizar os cuidados preventivos não somente para a doença, como para a necessidade de hábitos saudáveis, práticas de atividades físicas e cuidado em saúde. Jundiaí contabiliza 81.708 homens acima de 50 anos que fazem uso dos serviços de saúde do município.

Segundo dados do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no ano de 2016, 137 novos pacientes com tumor de próstata tiveram o tratamento realizado na instituição. No ano passado o número foi de 166, e neste ano, até o dia 31 de outubro, 141 realizaram ou iniciaram o tratamento. A incidência é maior em pacientes a partir dos 65 anos.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, os homens são menos ativos nas UBSs. “A procura pelo cuidado em saúde entre as mulheres é maior que entre os homens. Por isso, cada UBS desenvolve a sua atividade específica para atrair a população, a partir das características. Falar sobre promoção em saúde é o preceito das UBSs, que ofertam atividades variadas para desenvolver a saúde e a prevenção das doenças”, comenta.

Na UBS Guanabara, no dia 12 de novembro, às 14h, será realizada uma roda de conversa (“Papo de Homem”) para tratar dos cuidados em saúde masculino, solicitação de exames de PSA e Glicemia. Haverá a participação de alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o bate-papo.

Na UBS Esplanada será realizada no dia 23, das 13h às 17h, atividade no território com bate papo e conscientização nos locais reconhecidos como de encontros dos homens. A equipe da UBS tem encontro agendado com a equipe de Futebol do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Macedo.

Já a UBS Central terá atividades nos dias 5, 12 e 26 de novembro, às 10h, em grupo, com a discussão dos temas: “Trabalho e envelhecimento (aspectos emocionais em geral)”, “Saúde do homem e “Disfunção sexual”. Ao final do ciclo serão apresentados aspectos clínicos e feitas solicitações de exames, se necessário.

“O cuidado do homem vai pra além da próstata. É preciso a conscientização para a busca dos hábitos saudáveis, controle do peso e prática de atividades físicas. Todas as ações são ofertadas nas UBSs de Jundiaí, basta procurar a unidade de referência e buscar pela atividades de promoção em saúde mais indicada”, comenta.

Recomendados para você