Por que barulho de chuva acalma e ajuda a dormir?

Por que barulho de chuva acalma e ajuda a dormir?

Você já reparou que quando ouvimos sons da natureza parece que a alma fica mais tranquila? Os sons naturais não são bons só em momentos críticos, podem ser usados sempre que você quiser relaxar um pouquinho mais.

Já fez uma massagem? Aula de ioga? Vira e mexe os áudios escolhidos para esses contextos de tranquilidade são barulhos de rios, ondas do mar, vento nas árvores ou passarinhos cantando.

Mas por que os sons da natureza nos tranquilizam?

Existem diferentes hipóteses para desvendar esse mistério. Uma das ideias é que esses barulhos ocultam outros ruídos irritantes, mas também pode ser o fato de que tais sons nos tiram da nossa realidade.

Calma, não é sobre teletransporte, mas funciona como um. Acontece que quando você ouve barulho de chuva, por exemplo, você induz o cérebro a um estado mental de relaxamento ao despertar as memórias que você relaciona com esse som, explica Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Você pode relacionar dias chuvosos com o conforto do seu sofá, cobertores, chocolate quente, um pijama confortável ou um fim de semana em uma casa de campo. As associações soam melhores e mais acolhedoras do que a situação em que você realmente está, e acabam tranquilizando você.

Fonte: Viva Bem/UOL

Recomendados para você