Cardápio semanal: nutricionista dá dicas de como montar um prato saudável

Cardápio semanal: nutricionista dá dicas de como montar um prato saudável

O Ministério da Saúde conta com uma data importante no calendário: o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo da data é chamar a atenção para a prática da boa alimentação e propor a reflexão sobre fazer escolhas saudáveis nas refeições diárias.

Para falar sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Andressa Morau, que deu dicas de como montar um prato saudável e assim, manter a alimentação saudável em dia.

De acordo com Andressa, quanto mais cores no prato, mais diversidade de nutrientes ele oferece. "Cada cor tem sua função, então é importante variar nos alimentos", diz.

A nutricionista enfatiza que um bom prato sempre deve ter uma porção de proteína, carboidrato e alimentos integrais. "O integral é melhor. Se for comer arroz, opte pelo arroz integral, pois tem mais fibra e oferece inúmeros benefícios".

A indicação de Andressa é montar um prato com porções de folhas, legumes ou verduras, carboidrato, leguminosa e proteína. Veja como:

Folhas verdes: alface, rúcula, espinafre, agrião, almeirão.
Legumes ou verduras refogadas: brócolis, repolho, abobrinha, cenoura, couve-flor, beterraba, vagem.
Carboidrato: arroz integral, mandioquinha, inhame, batata, batata doce ou macarrão integral.
Leguminosa: feijão, lentilha ou grão-de-bico.
Proteína: Frango, peixes, cogumelos, ovos ou carnes magras (patinho, coxão e filé mignon)

A nutricionista enfatiza que a salada de folhas é a vontade e, de preferência, deve ser consumida antes do prato quente. "Quando comemos a salada primeiro, temos sensação de saciedade e não descontamos na quantidade do prato", explica.

Qual é o seu tipo de fome?

Segundo Andressa, existem quatro tipos de fome e precisamos reconhecê-las para não errarmos na hora de seguir uma alimentação saudável.

A primeira é a fome natural, conhecida como fisiológica. "Ela é quando estamos sentindo fome, precisando comer", explica.

Já a fome social, é o ato de comer em eventos sociais como aniversários, confraternizações, casamentos e outros eventos.

No caso da fome especifíca, como o nome já diz, são vontades de comer tipos de alimentos. Exemplo: chocolate.

O último tipo de fome e que precisa de cuidado, é a fome emocional. "Este tipo de fome á aquela que vem quando passamos por períodos de estresse e ansiedade", diz.

O significado das cores

Como já falamos acima, quanto mais colorido o prato, melhor. Cada cor tem seu significa e a nutricionista explica cada uma delas:

Alimentos alaranjados e amarelos: cenoura, abóbora, pimentão amarelo, manga e laranja.

Esses alimentos contém uma substância chamada betacaroteno, que quando consumido é transformado em vitamina A pelo nosso organismo. Esses nutrientes têm papel no sistema imunológico, ajuda a regular o crescimento e divisão celular, além de ter papel importante na visão.

Alimentos verdes: brócolis, ervilha, espinafre, couve, abacate e kiwi.

Os alimentos verdes também contêm betacaroteno, luteína e zeaxantina, além de potássio, folato, vitamina A, E e C.

Alimentos vermelhos: tomate, melancia, pimentão vermelho, beterraba, cereja e romã.

Nos alimentos vermelhos outro tipo de carotenoide pode ser encontrado, o licopeno, e também ácido elágico, quercitina e heperidina. Essas substâncias têm características antioxidantes e estão relacionadas com a saúde de tecidos, como de mama e próstata.

Alimentos roxos e marrons: mirtilo, figo, ameixa, uva roxa e cacau.

São alimentos fonte de flavonoides. Esses compostos contribuem para a manutenção da função cerebral adequada e do fluxo sanguíneo, além de serem antioxidantes.

Alimentos brancos: couve-flor, cogumelo, cebola, nabo e pêssego.

Frutas e legumes brancos contêm fitoquímicos e o cogumelo possui fitoquímicos e ß-glicanos. Essas substâncias são responsáveis principalmente por modular o sistema imunológico.

Quem quiser saber mais sobre alimentação saudável ou quer ajudar para começar, pode procurar por um profissão e ajuda médica. A nutricionista Andressa Morau atende em Jundiaí e para saber mais informações, é só entrar em contato pelo telefone 98235-0465.

Recomendados para você