Zoonoses e 12º GAC realizam ação contra o Aedes aegypti

Zoonoses e 12º GAC realizam ação contra o Aedes aegypti

Nos dias 28 e 29 de março, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy, realiza mais uma edição do “Xô Dengue”, atividade de sensibilização e mobilização da sociedade para a guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Em Jundiaí, a cada 100 imóveis, em 4 foram localizadas larvas do mosquito transmissor, segundo levantamento realizado pelas equipes da UVZ, durante o mês de fevereiro.

Em toda a cidade, foram visitadas 6.121 residências abertas e em 216 localizadas larvas de mosquito Aedes aegypti.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 22 de março, a cidade registra 638 notificações de dengue, sendo 210 casos confirmados e 76 aguardam resultado.

Para as demais arboviroses, apenas chikungunya conta com seis notificações, sem confirmações e apenas um caso aguarda resultado.

De acordo com o gerente da UVZ, Carlos Ozahata, a atividade contará com 12 equipes espalhadas pela cidade. “Participarão 120 pessoas em cada período. Todos atuarão em áreas definidas pela importância epidemiológica do momento", detalha.

A meta é visitar 9,5 mil imóveis de setores identificados como prioritários, com a orientação aos moradores para eliminação dos criadouros e prevenção contra as doenças. O número é 90% maior que o realizado em anos anteriores.

Recomendados para você