Connect with us

Polícia

Como se proteger do golpe do PIX ‘enviado por engano’

A maneira correta e segura de devolver um Pix é utilizando o recurso oficial do Banco Central chamado MED. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Criminosos estão explorando a boa-fé das pessoas em um novo tipo de fraude bancária: o golpe do PIX por engano. O esquema é simples, não exige acesso à conta da vítima nem roubo de senhas, mas se aproveita da honestidade de quem tenta devolver um valor recebido indevidamente.

O número de tentativas de golpe é crescente: de acordo com o Banco Central, foram quase 5 milhões de pedidos de devolução de PIX em 2023, quase o dobro do registrado no ano anterior.

Como funciona o golpe do PIX errado?

O golpe começa com um PIX inesperado, geralmente de R$ 1 mil, sendo creditado na conta da vítima. Em seguida, o criminoso entra em contato dizendo que houve um erro, e pede que o valor seja devolvido — mas para outra conta (não a que enviou o Pix).

Muitas vítimas, acreditando na história, transferem o dinheiro de volta. No entanto, o golpista também solicita ao banco o estorno da primeira transferência. Com isso, a vítima fica com o prejuízo em dobro: perde o valor devolvido e ainda tem o PIX original cancelado.

Como se proteger?

A maneira correta e segura de devolver um PIX é utilizando o recurso oficial do Banco Central chamado MED – Mecanismo Especial de Devolução. Para isso, basta:

  1. Acessar o aplicativo do seu banco;
  2. Abrir o extrato do PIX;
  3. Localizar a transação recebida;
  4. Clicar na opção “Devolver este PIX”.

Ao fazer isso, o valor retorna para a mesma conta que enviou o PIX. Dessa forma, mesmo que o golpista tente cancelar a transferência, o sistema evita que a vítima tenha prejuízo.

Nunca devolva um PIX manualmente para outra chave ou conta informada por telefone ou mensagem. Se o pagamento foi realmente um erro, o próprio remetente pode acionar o banco para recuperar o valor via o MED.

Polícia

Cão farejador da Guarda de Jundiaí localiza tonel com mais de 1,2 mil porções de drogas

Durante patrulhamento na região do Vetor Oeste, equipe do RA Canil encontrou grande quantidade de entorpecentes enterrados em área de mata.

Published

on

Durante rondas de supervisão nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Clínica da Família Vetor Oeste, em Jundiaí, a equipe do RA Canil da Guarda Municipal, realizou uma importante apreensão de drogas. A ação ocorreu quando, pela Rua Jovino Furquin, os agentes avistaram um rapaz que, ao notar a aproximação da viatura, empreendeu fuga em direção a…

Continue Reading

Polícia

Batida entre dois veículos deixa oito feridos e um preso em Jundiaí

Acidente no bairro Torres de São José envolveu capotamento, deixou danos à via pública e resultou na prisão de um passageiro armado.

Published

on

Um acidente envolvendo dois veículos deixou oito pessoas feridas, entre elas dois menores de idade, na madrugada deste domingo (27), no bairro Torres de São José, em Jundiaí. A colisão, registrada na Estrada do Guardião, em direção à Avenida Marlene, causou o capotamento de um dos carros e danos à sinalização pública. Apesar da gravidade do impacto, ninguém sofreu ferimentos…

Continue Reading
Pular para o conteúdo