CPFL identificou mais de 3 mil furtos de energia na região de Jundiaí em 2024 
Connect with us

Polícia

CPFL identificou mais de 3 mil casos de furto de energia na região de Jundiaí em 2024

O volume de energia furtada é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 2.014 residências. 

Published

on

Atualizado há

Equipes da CPFL Piratininga durante operações de combate à fraudes e furtos de energia na reguão de Jundiaí
Equipes da CPFL Piratininga durante operações de combate à fraudes e furtos de energia (Foto: Divulgação/CPFL)

Em 2024, operações da CPFL identificaram mais de três mil casos de furto de energia na região de Jundiaí. As ações de combate a fraudes e furtos entre janeiro e outubro deste ano, a CPFL Piratininga recuperou cerca de 4.057 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente na região. O volume de energia é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 2.014 residências. 

No total, foram regularizadas nesse período 3.435 instalações na região. A cidade com o maior número de casos no período foi Jundiaí, com 2.251 unidades. Em segundo está Campo Limpo Paulista, com 401 regularizações, e Várzea Paulista vem em terceiro, com 340.

Operação de combate a furtos de energia na região de Jundiaí

A CPFL realiza as operações de forma permanente, com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”), os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.

As ações conjuntas com as polícias Civil e Militar têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias. A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal.

“Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro”, alerta Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.

Prejuízos à população

Além de comprometer a integridade do sistema elétrico, podendo ocasionar instabilidades e interrupções, essas práticas ilegais geram risco à segurança, pois a manipulação indevida das instalações ou a ligação direta na rede de distribuição podem causar acidentes graves, até mesmo fatais. 

Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias. 

Tecnologia da CPFL

Segundo o diretor comercial da CPFL Energia, o volume expressivo de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial, que permite o acompanhamento e a detecção remota de irregularidades. “A tecnologia possibilita a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”, explica.

Uemura cita a blindagem de medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, como outra ferramenta importante no combate às fraudes. “Os medidores blindados são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta o diretor.

Balanço da área de concessão

Entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Piratininga detectou mais de 19 mil irregularidades nos municípios de sua área de concessão. Ao todo, foram 26.164 MWh recuperados, o suficiente para abastecer 12,9 mil casas durante um ano.

“O resultado das operações contra esses crimes ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade”, conclui Uemura.  

Polícia

Pai esquece filhas de 6 e 10 anos em posto e viaja 40 km para buscá-las

Filha mais velha ligou para a Polícia Militar pelo celular da frentista.

Published

on

Posto de combustível
Frentista do posto de gasolina ajudou as meninas (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Duas meninas, de 6 e 10 anos, foram esquecidas pelo pai em um posto de combustível na BR-259, em Baixo Guandu, no Espírito Santo, na noite da última segunda-feira (20).  O pai seguiu viagem sem notar que as filhas, que tinham ido ao banheiro, não estavam no carro. Apenas quando chegou na cidade vizinha de Colatina, 40 quilômetros depois, que…

Continue Reading

Polícia

BMW X6 com R$ 40 mil em dívidas é apreendida em Jundiaí

Além das dívidas acumuladas, os agentes de trânsito de Jundiaí constataram que os pneus da BMW estavam “carecas”.

Published

on

BMW apreendida
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Na manhã desta quarta-feira (22), uma operação conjunta entre agentes de trânsito e a Guarda Municipal de Jundiaí resultou na apreensão de uma BMW X6, ano 2014, no bairro do Retiro. O veículo, de cor escura, foi identificado como estando estacionado em situação irregular, com restrições administrativas significativas. O que mais chamou a atenção das autoridades foi o montante das…

Continue Reading

Polícia

DDM de Jundiaí prende homem por estupro de três jovens e idosa com Alzheimer

Com provas suficientes, o autor foi preso e encaminhado ao Centro de Triagem em Campo Limpo Paulista (SP).

Published

on

Sirene de uma viatura, ilustrando a prisão do homem por agredir companheira.
DDM de Jundiaí prende homem por estupro de três jovens e idosa com Alzheimer (Foto: Canva)

Na terça-feira (21), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher - DDM de Jundiaí (SP), prendeu um homem por abusar de três jovens e uma idosa portadora de Alzheimer.  Segundo as autoridades, “três das vítimas são filhas de uma prima do autor, sendo que uma teria sido abusada em data recente, desde quando criança até a…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo