Patrulha Guardiã Maria da Penha alinha fluxo de atendimento em Jundiaí
Connect with us

Polícia

Patrulha Guardiã Maria da Penha alinha fluxo de atendimento em Jundiaí

Próximos avanços são a criação do Botão do Pânico no Aplicativo Jundiaí e a integração do Disk Mulher para atendimentos da Patrulha

Published

on

Patrulha Guardiã Maria da Penha alinha fluxo de atendimento em Jundiaí
Patrulha Guardiã Maria da Penha alinha fluxo de atendimento em Jundiaí (Foto: Divulgação/Jundiaí)

Representantes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e das Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC), Governo e Finanças (UGGF) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) reuniram-se na quinta-feira (11) para estreitar a vinculação dos procedimentos e atendimento da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Desenvolvida com o objetivo de reduzir os ataques e violência contra a mulher e combater a impunidade em relação aos agressores, a Patrulha foi oficialmente criada no dia 1º de julho, com a assinatura do prefeito Luiz Fernando Machado da lei municipal nº 9.231/2019, com foco na fiscalização de medidas protetivas aplicadas pelo Ministério Público (MP).

Representando a GMJ, o subcomandante interino Mauro Castro apresentou o funcionamento da patrulha e os detalhes sobre o treinamento e a capacitação multidisciplinar da equipe.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, mostrou os fluxos já existentes vinculados a abrigos de mulheres e familiares vítimas de violência, como a Casa Sol e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

“A presença da patrulha já desestimula a violência e faz com que o agressor perceba que há uma rede de acompanhamento por trás da vítima. Isso pode se somar aos casos que já são atendidos, sem mesmo que haja a judicialização”, completa a diretora.

Ariane ressaltou também a importância de compartilhamento entre os conteúdos dos questionários que o MP estabelece para a patrulha e o que a rede de proteção já utiliza no atendimento de ocorrências.

LEIA TAMBÉM:

Bairro Sarapiranga receberá Inspetoria da Guarda Municipal de Jundiaí

Canil da GMJ conta com mais dois cães certificados pela APRO

Já a assessora de Políticas para as Mulheres, Penha Maria Camunhas Martins, falou sobre os avanços na articulação e integração entre os fluxos da rede. “A atuação da assessoria se integra à rede e encaminha ao CREAS os casos de mulheres, que por algum motivo, ainda não se sentem confortáveis em denunciar. Os próximos avanços são a criação do Botão do Pânico no Aplicativo Jundiaí e a integração entre o Disk Mulher com os atendimentos da patrulha”.

Polícia

Motorista é socorrido após bater contra poste de energia elétrica na rua Messina, em Jundiaí

Até o momento, as causas do acidente não foram divulgadas pelas autoridades; a CPFL enviará equipes para realizar a troca do poste.

Published

on

Acidente rua Messina
Foto: Reprodução/ CPFL

Na madrugada deste sábado (24), um acidente foi registrado na rua Messina, em Jundiaí, envolvendo um veículo Chevrolet Ônix. O motorista do automóvel perdeu o controle do carro e colidiu contra um poste de energia elétrica. O impacto foi tão forte que a parte frontal do veículo ficou completamente destruída. Além disso, a colisão resultou na queda do poste, causando…

Continue Reading

Polícia

Falsa agente de saúde sequestra bebê e família faz apelo para localizá-la

Informações sobre o paradeiro de Eloah devem ser passadas ao Disque Denúncia (181).

Published

on

Criança desaparecida.
Criança usava roupa rosa quando foi sequestrada (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Na última quinta-feira (23), as polícias Civil e Militar do Paraná se uniram em uma força-tarefa para localizar uma mulher que fingiu ser uma agente de saúde e sequestrou a bebê Eloah Pietra Almeida dos Santos, de 1 ano e 6 meses, no bairro Parolin, em Curitiba.  Familiares da criança relataram à polícia que a suspeita se apresentou como assistente…

Continue Reading

Polícia

Grupo que pichava mureta do Rio Jundiaí é detido pela Guarda Municipal

Ao todo, quatro indivíduos participavam da ação. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Published

on

Mureta pichada.
Pichação na mureta do Rio Jundiaí, no bairro Shangai (Foto: Divulgação/ GMJ)

Na madrugada desta sexta-feira (24), quatro homens que pichavam muretas próximo ao Rio Jundiaí, no Jardim Shangai, em Jundiaí (SP), foram detidos pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).  Segundo as autoridades, os agentes Nabor e Maurivan foram acionados para verificar a ocorrência de crime ambiental. E ao chegarem no local, de imediato, avistaram o quarto realizando a pichação com rolo…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo