Polícia Militar recaptura quase 400 detentos durante saidinha de fim de ano
Connect with us

Polícia

Polícia Militar recaptura quase 400 detentos durante saidinha de fim de ano

A iniciativa faz parte de um pacote implementado na segurança para combater a reincidência criminal. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Viatura da Polícia Militar que atendeu ocorrência de tentativa de roubo
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Para terem direito ao benefício de saidinha de fim de ano, os presos devem seguir algumas medidas enquanto estão nas ruas. No entanto, até sábado (30), as autoridades flagraram 398 detentos violando as medidas e os reconduziram novamente aos presídios do Estado de São Paulo.

A recondução do detento que descumpre medida durante a saidinha é uma parceria realizada entre o Governo do Estado de São Paulo e o Poder Judiciário. A ação faz parte do pacote de políticas públicas desenvolvidas pela pasta para coibir a reincidência criminal e endurecer combate à impunidade.

Assim, a iniciativa permite que os policiais de São Paulo reconduzam presidiários à cadeia quando detectarem o descumprimento das condições que presos devem seguir durante a saidinha. A verificação acontece na própria abordagem, através de uma consulta nos dispositivos móveis e tablets das viaturas. Recentemente, os aparelhos usados pelos policiais passaram a ter acesso às informações sobre cada uma das regras que os criminosos beneficiados tem que cumprir.

Na prática, sem essa iniciativa, os policiais só poderiam prender o criminoso em saída temporária se houvesse flagrante de algum crime, não se apenas desrespeitasse as diretrizes da saída.

“A medida tem caráter preventivo e revoluciona a efetividade do cumprimento das condições da saída temporária. O policial agora não precisa mais esperar o detento cometer um crime para ser preso, ele tem autonomia para encerrar a saidinha mais cedo para o criminoso que não respeita o que foi acordado entre ele e a Justiça para que ficasse o final de ano na rua”, relatou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Outras medidas de segurança

Além disso, a recondução do detento ao presídio acontece graças a outro acordo firmado entre a pasta e o Tribunal de Justiça. Com ele, os policiais também têm acesso às regras de todos os demais benefícios. Assim, os policias economizam tempo ao não precisar ir até uma delegacia para verificar as medidas cautelares que o réu precisa cumprir.

Em outra iniciativa inédita, a Secretaria da Segurança Pública passou a monitorar presos liberados em audiência de custódia, sobretudo condenados por violência doméstica, com tornozeleiras eletrônicas, sob determinação judicial. Com o monitoramento, a pasta consegue saber a localização exata dos condenados e identificar o descumprimento de medidas cautelares. Desde sua implementação, em setembro, o projeto já permitiu monitorar 142 réus, sendo 61 por agressão contra mulheres.

Exemplos de detentos descumprindo regras da saidinha

Nesta sexta-feira (29), a polícia deteve um homem em saída temporária em São Sebastião, descumprindo as regras do benefício. De acordo com as autoridades, ele passou mais de 10 horas nas ruas durante a madrugada, quando deveria estar dentro de casa.

Na quinta-feira (28), os policiais também prenderam um condenado por tráfico de drogas que estava nas ruas devido à “saidinha”, andando de jet ski em uma represa de São Bernardo do Campo. A Justiça monitorava o criminoso por tornozeleira eletrônica e, com a violação da área de permissão, o aparelho emitiu um alerta ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Também na quinta-feira (28) outros três homens foram detidos por estarem nas cenas abertas de uso, uma das condições não permitidas durante o benefício. Um deles ainda estava fora do município em que deveria estar.

Polícia

Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista recupera mercadorias roubadas

Motorista de caminhão foi ameaçado por dois indivíduos armados com uma faca no Parque Santana

Published

on

Viatura da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista com os produtos recuperados em patrulhamento.
Itens recuperados foram devolvidos à empresa (Foto: Divulgação/ GCM)

A Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou mercadorias roubadas de caminhão que presta serviços a um e-commerce, na manhã do dia 1º de outubro, no bairro Parque Santana, em Campo Limpo Paulista (SP).  Segundo informações oficiais, o veículo que transportava a mercadoria foi abordado por dois suspeitos armados com uma faca anunciando o roubo, levando os produtos. Motorista encontrou com a…

Continue Reading

Polícia

Incêndio de grandes proporções atinge área próxima ao estande de tiro da Guarda de Jundiaí

A área onde se localiza o estande de tiro é cercada por uma vasta área de pastagens, o que contribuiu para a rápida propagação do fogo.

Published

on

Incêndio de grandes proporções atinge área próxima ao estande de tiro da Guarda de Jundiaí
Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Jundiaí

Na noite desta quarta-feira (2), um grande incêndio ambiental se alastrou por uma área de mata nas proximidades do estande de tiro da Guarda Municipal de Jundiaí, localizado no Distrito Industrial. Em rápida ação, equipes da GM e do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas e evitaram danos maiores. A área onde se localiza o estande de tiro é cercada…

Continue Reading

Polícia

Grupamento Ambiental flagra desmatamento ilegal e captação irregular de água em Campo Limpo Paulista

O responsável pelas atividades ilegais afirmou possuir autorização para as ações, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse suas declarações.

Published

on

Árvores em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista

Na tarde da última terça-feira (1º), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista identificou novas infrações ambientais no bairro Pau Arcado, durante patrulhamento de rotina. A equipe já havia fiscalizado o local em 2022, mas desta vez constatou a reincidência de atividades ilegais. Durante a inspeção, os guardas detectaram a intensificação do corte de árvores nativas,…

Continue Reading

Polícia

Professor de Capoeira é condenado por abuso sexual de adolescente em Jundiaí

O caso aconteceu em 2022 e a condenação já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.

Published

on

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí
Foto: Guarda Municipal/Arquivo

Um ex-professor de capoeira de Jundiaí foi condenado a três anos e quatro meses de detenção por abusar sexualmente de uma adolescente. A sentença reconheceu os crimes de importunação sexual e fornecimento de bebida à vítima. O caso aconteceu em 2022 e a condenação já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. A advogada da vítima, Maiara Tangerina,…

Continue Reading

Polícia

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa

Medida faz parte da Operação Integration, a mesma que investiga a influenciadora Deolane Bezerra

Published

on

Gusttavo Lima
Cantor nega as acusações em publicação do Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

O cantor sertanejo Gusttavo Lima foi indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa pela Polícia Civil de Pernambuco, na Operação Integration, a mesma responsável pela prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra.  O indiciamento ocorreu no dia 15 de setembro e, agora, cabe ao Ministério Público decidir se denuncia ou não Gusttavo Lima à Justiça.  Nas redes sociais, o…

Continue Reading
Advertisement