Biden e Bolsonaro discutiram guerra na Ucrânia, Amazônia e OCDE, na Cúpula das Américas
Conecte-se conosco

Política

Biden e Bolsonaro discutiram guerra na Ucrânia, Amazônia e OCDE, na Cúpula das Américas

Presidentes participaram de reunião bilateral durante a Cúpula das Américas, na quinta-feira (9).

Publicado

em

Atualizado há

Os governantes se comprometeram a manter sua colaboração comercial (Foto: Reprodução/Youtube / Foto: Reprodução/GloboNews)

Em comunicado divulgado na noite de quinta-feira (9), a Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou a “importância estratégica da relação entre os EUA e o Brasil” no encontro com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). 

“A parceria entre os Estados Unidos e o Brasil é vital para os esforços internacionais para enfrentar a crise climática e garantir a paz”, diz o comunicado.

Os governantes se comprometeram a manter sua colaboração comercial, “inclusive por meio do apoio dos EUA à candidatura do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disse o governo norte-americano.

Segundo o presidente brasileiro, Biden se comprometeu a colaborar com a manutenção da democracia e da liberdade.

“Na reunião reservada, que é segredo de Estado obviamente, ele se comprometeu a colaborar conosco, assim como as nações civilizadas fazem, para o bem dos nossos povos, e a manutenção da democracia, da liberdade. […] Comungamos da mesma percepção. Ficou bom para ele e ficou bom para mim.”

Desenvolvimento sustentável na região da Amazônia

Além da parceria econômica, Biden e Bolsonaro também abordaram o desenvolvimento sustentável na região da Amazônia, “para reduzir drasticamente o desmatamento”. No trecho do encontro aberto à imprensa, o presidente brasileiro afirmou que sente a soberania do Brasil ameaçada na região.

“Muitas vezes nos sentimos ameaçados em nossa soberania nessa região [a Amazônia], mas o fato é que o Brasil preserva muito bem o seu território. Mais de 85% da Amazônia brasileira é preservada. Nossa legislação ambiental é muito estrita”, declarou Bolsonaro.

Por fim, a Casa Branca destacou a parceria entre os dois países “em um momento em que o mundo enfrenta uma cascata de crises, desde a guerra da Rússia na Ucrânia até o aquecimento global e a recuperação da pandemia”. Para o governo norte-americano, a boa relação é vital para “garantir a paz”.

Política

Lula diz que revogará sigilos de 100 de Bolsonaro no 1°dia de governo

“Ele [Bolsonaro] pegou uma mania de toda besteira que faz colocar sigilo de 100 anos”, disse o candidato à presidência.

Publicado

em

lula
O ex-presidente afirmou que, em seu governo, havia respeito à Lei de Acesso à Informação. Foto: Reprodução.

O ex-presidente Lula Inácio da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, disse nesta sexta-feira (1), que revogará todos os sigilos de 100 anos impostos pelo governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário nas eleições deste ano.  Lula prometeu a revogação para seu primeiro dia de governo caso vença as eleições. “Vai ter um revogaço no meu primeiro…

Continuar lendo

Política

Lula diz que não disputará reeleição em 2026

Segundo o petista, seu objetivo é “recuperar o país” nos próximos quatro anos.

Publicado

em

lula
Ex-presidente diz que se eleito, não disputará novamente em 2026 (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (1/7), que não pretende disputar a reeleição em 2026. Isso caso seja eleito neste ano ao Planalto. Segundo o petista pré -candidato a Presidência da República, seu objetivo é “recuperar o país” nos próximos quatro anos. “Penso em governar esse país por quatro anos e deixar o país ‘tinindo’, para que…

Continuar lendo

Eleições 2022

Tarcísio de Freitas se reúne com empresários e lideranças políticas em Jundiaí

Pré-candidato apresenta projetos que estão sendo construídos para o Estado de São Paulo em encontro no anfiteatro do Campus da Uniachieta.

Publicado

em

Tarcísio de Freitas
Tarcísio quer ouvir a opinião das pessoas, dos empresários e lideranças de Jundiaí e Região. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo Republicanos e ex-ministro da Infraestrutura, visita Jundiaí nesta sexta-feira, dia 1º de julho. Ele participa de encontro organizado por empresários e lideranças políticas locais para apresentar as propostas que estão sendo construídas para o Estado de São Paulo. Tarcísio é engenheiro e militar da reserva. Foi ministro da…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro perde processo contra jornalista da Folha por ofensa e insinuação sexual

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a derrota de Bolsonaro por 4×1. Processo corre desde 2020.

Publicado

em

Presidente Bolsonaro
Patrícia Campos acionou a Justiça em fevereiro de 2020, quando sofreu ataque de cunho sexual pelo presidente Bolsonaro. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu hoje (29) um processo por ofensa e insinuação contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo. O julgamento no Tribunal de Justiça de São Paulo começou na tarde de terça-feira (28) e foi finalizado na manhã de hoje, com 4 votos a 1. Nas redes sociais, a jornalista comemorou a decisão.…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro escolhe uma mulher para substituir presidente da Caixa

Pedro Guimarães, atual presidente do banco público, deixará o cargo após acusações de assédio sexual.

Publicado

em

daniella-marques-caixa-economica-federal
A expectativa é que Guimarães deixe o cargo ainda hoje (29).

O Presidente Jair Bolsonaro escolheu uma mulher para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. Daniella Marques assumirá a presidência, após Pedro Guimarães, antigo presidente, ser acusado por um grupo de funcionárias do banco por assédio sexual. Considerada o “braço direito” do ministro Paulo Guedes, ela comandava desde fevereiro de 2022 a Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da…

Continuar lendo