Bolsonaro troca comando do Ministério de Minas e Energia
Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro troca comando do Ministério de Minas e Energia

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, e foi nomeado como titular da pasta Adolfo Sachsida.

Publicado

em

Atualizado há

Presidente Jair Bolsonaro em live
Bolsonaro troca comando do ministério de minas e energia (Foto: Reprodução/YouTube)

O presidente Jair Bolsonaro trocou o comando do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira (11). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, e Adolfo Sachsida foi nomeado titular da pasta. As informações estão na edição desta quarta do “Diário Oficial da União (DOU)”

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta.

No último dia 5 (quinta-feira), Bolsonaro citou o ministro Bento Albuquerque e o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, ao reclamar de reajuste no preço do Diesel para as refinarias.

“Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, disse.

No Twitter, Sachsida postou mensagem de agradecimento a Bolsonaro, a Paulo Guedes, ministro da Economia, e a Albuquerque.

“Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao ministro Guedes pela apoio e ao ministro Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil.”

Política

Doria desiste de candidatura: “Não sou a escolha da cúpula do PSDB”

Ex-governador de São Paulo enfrentou nos últimos meses resistência interna no PSDB e de partidos aliados da terceira via.

Publicado

em

João Doria durante pronunciamento nesta segunda-feira (23) (Foto: Reprodução / Facebook João Doria)

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira (23), a desistência da sua pré-candidatura à Presidência da República. Doria enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da terceira via e fez o anúncio em pronunciamento nesta segunda-feira. "Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve", disse Doria. A…

Continuar lendo

Política

Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta e se encontra com Bolsonaro

Segundo Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro. SpaceX, empresa de transporte espacial do homem mais rico do mundo, teve autorização da Anatel em janeiro para operar no país.

Publicado

em

Elon Musk comprou twitter
Elon Musk vem ao Brasil, diz ministro (Foto: Reprodução Youtube TED)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que o bilionário Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta-feira (20) para se reunir com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a colunista Julia Duailibi, Musk deve se encontrar com Bolsonaro num evento no interior de São Paulo. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, de "O Globo". Empresários e ministros de estado também devem…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro aciona STF contra Moraes por suposto abuso de autoridade

Na ação, a defesa de Bolsonaro lista cinco justificativas que, em sua avaliação, fundamentam a ação contra o Ministro.

Publicado

em

Jair Bolsonaro
Bolsonaro aciona STF contra Moraes (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agencia Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro Alexandre de Moraes por suposto crime de abuso de autoridade. O relator do processo será o ministro Dias Toffoli. O presidente assinou em 9 de maio a procuração para que o advogado Eduardo Magalhães, do Paraná, protocolasse a ação na Corte. Na ação, a defesa de…

Continuar lendo

Política

Em meio à alta do diesel, Bolsonaro altera regra sobre piso do frete pago a caminhoneiros

Com mudança, frete será revisto se valor do diesel oscilar a partir de 5%.

Publicado

em

Caminhoneiro ao lado de caminhão
No Brasil, produtos dependem do transporte que utiliza diesel para chegar à população (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta terça-feira (17) uma medida provisória que altera a lei que trata do tabela do frete pago a transportadores de carga. A tabela do frete apresenta aos caminhoneiros valores mínimos de referência para o transporte de cargas, levando em consideração fatores que vão desde a remuneração do motorista, os gastos com seguro e as despesas com…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro: ‘Por Deus que está no céu, eu nunca vou ser preso’

A fala é dita após comentário de ex-presidente Lula, que disse que Bolsonaro teme ser preso se perder as eleições presidenciais de 2022.

Publicado

em

Presidente Jair Bolsonaro
O presidente ainda declarou que mais da metade do tempo de seu trabalho ele lida com 'processos' (Foto: Agência Brasil)

Nesta segunda-feira (16), durante a cerimônia de abertura do Apas Show, evento do setor de alimentos em São Paulo, o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) declarou que "nunca" será preso. De acordo com a Veja, o presidente dizia que pedidos de golpe deveriam estar protegidos pela liberdade de expressão. Além disso, criticou quem considerou as manifestações de 7 de…

Continuar lendo