Deputados partem para agressão e sessão termina em briga generalizada em SP
Conecte-se conosco

Política

Deputados partem para agressão e sessão termina em briga generalizada em SP

Deputado Arthur do Val chamou deputados do PT e sindicalistas de “vagabundos” e presidente Cauê Macris teve que pedir ajuda da Polícia Militar

Publicado

em

Atualizado há

Deputados trocando socos na tribuna da Assembleia Legislativa de SP
Polícia Militar precisou ser acionada para controlar a confusão (Foto: Reprodução/UOL)

Nesta quarta-feira (4), a discussão da PEC da reforma da Previdência do Estado de São Paulo se tornou confusão na tribuna da Assembleia Legislativa após discurso do deputado Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’ (sem partido).

Ele chamou, várias vezes, petistas e líderes sindicais de “vagabundos” durante discurso e deputados da bancada do PT e PSOL subiram à tribuna, onde trocaram socos. 

“Eu ouvi um discurso muito bonito do Enio Tatto falando mal do PSDB. Mas eu quero saber de vocês, onde estavam quando o PT votou no PSDB para presidência da casa, bando de vagabundo. Onde estavam? Cadê o líder sindical? É vagabundo, sim. Olhe pra mim, você está com medo? Eu quero saber do bando de petista, que querem o Lula livre”. 

O presidente da casa, o deputado Cauê Macris (PSDB-SP) teve que encerrar a sessão e pedir ajuda da Polícia Militar para conter a confusão.

Em entrevista ao ‘UOL’, Val acusou o deputado Enio Tatto (PT-SP) de ter iniciado a confusão ofendendo a ele e à colega, Janaína Paschoal (PSL-SP). Segundo o deputado, durante sessão, Janaína foi ofendida por Enio. 

“Eu rebati. Eles não gostaram e começaram a me xingar também, me chamando de bandido, filho da puta, nazista e fascista”, explicou ao ‘UOL’. “É uma cena lamentável, com certeza, mas não vou aguentar esse tipo de xingamento, o cara me chamando de nazista e fascista”, acrescentou.

Enio se defendeu em entrevista ao jornal ‘Agora S. Paulo’. “Ele [Val] pediu primeiro a fala do Paulo Friorilo (PT) e provocou o pessoal do plenário, perguntando se o pessoal ia ter estômago, e começou a provocar”.

Ele ainda destaca que a confusão com a deputada Janaína já foi resolvida. “Eu já me desculpei e ela aceitou as minhas desculpas. Está tudo certo”, afirmou ao jornal ‘Agora S. Paulo’.

Macris lamentou a confusão pelo Twitter e afirmou que o caso será analisado pela Comissão de Ética da Casa. 

PEC da Previdência de São Paulo

A proposta de reforma da Previdência do governador João Doria foi enviada ao legislativo no dia 12 de novembro. A principal mudança na aposentadoria segue os moldes das regras aplicadas pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Ou seja, idade mínima nas aposentadorias de 65 anos, para homens, e de 62, para mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos. Atualmente, a regra para os servidores é de 30 anos de contribuição com idade mínima de 55, para mulheres, e 60 para homens.

A expectativa do governo de São Paulo é de uma economia de R$ 32 bilhões aos cofres públicos nos próximos 10 anos, de acordo com o estudo do projeto.

Política

Pesquisa Datafolha aponta que 29% aprovam trabalho do STF; reprovação caiu para 28%

Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios do Brasil, nos dias 19 e 20 de março

Publicado

em

Por

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Divulgada nesta terça (26) pelo jornal Folha de S.Paulo, pesquisa Datafolha indica uma queda de 10 pontos na reprovação da população brasileira em relação ao trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF), entre dezembro de 2023 e março de 2024. Desde que o Datafolha passou a aferir a avaliação dos 11 ministros da corte, a taxa de reprovação alcançou o segundo menor nível,…

Continuar lendo

Política

Prefeito de Jundiaí chama proposta do governo Lula de “Robin Hood”

Declaração sobre desoneração da folha de pagamento dos municípios foi dada durante entrevista ao “Broadcast TV”, da Agência Estado

Publicado

em

Por

Luiz Fernando Machado expressou sua discordância em relação a proposta do Ministério da Fazenda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma entrevista recente ao "Broadcast TV" da Agência Estado, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL), expressou sua discordância em relação à proposta do Ministério da Fazenda de restringir a desoneração da folha de pagamento apenas aos municípios com até 50 mil habitantes, em contraste com os 156 mil originalmente previstos. Luiz Fernando caracterizou a proposta como uma…

Continuar lendo

Política

Maconha: Sobe para 67% total de brasileiros contra descriminalização

Publicado

em

Por

Um novo levantamento realizado pelo instituto Datafolha e divulgado neste sábado (23) revela que a maioria dos brasileiros se opõe à descriminalização do porte de maconha. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados manifestaram-se contrários à medida, enquanto 31% expressaram apoio à descriminalização. Os dados apontam para uma mudança de perspectiva em comparação ao estudo anterior, feito em setembro do último…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid é preso por obstrução de Justiça após vazamento de áudios

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi chamado a prestar depoimento sobre áudios em que ele critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal.

Publicado

em

Por

Mauro Cid
A prisão foi determinada por descumprimento de cautelares impostas contra Cid e por obstrução de Justiça (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do tenente-coronel Mauro Cid. A Justiça chamou o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro para prestar depoimento após a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal. Cid prestou depoimento por uma hora na sala…

Continuar lendo

Política

Jair Bolsonaro é indiciado por fraude em cartão de vacinação de Covid-19

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também foi indiciado pela PF como articulador da emissão de cartões falsos de vacinação para o ex-presidente e familiares dele. 

Publicado

em

Por

A CGU concluiu que o registro de imunização que consta do cartão de vacinação de Bolsonaro é falso (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19. Em janeiro, a Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que o registro de imunização que consta do cartão de vacinação de Bolsonaro…

Continuar lendo
Publicidade